Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 22.08.19 - 10h51

Econúcleos da PCR oferecem diversão consciente e muito aprendizado neste fim de semana

 

O sábado (24) e domingo (25) serão de programação intensa e gratuita no Jardim Botânico do Recife (JBR), no Zona Oeste da cidade, e no Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte da cidade. Os equipamentos de educação ambiental da Prefeitura do Recife, ligados à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), oferecerão diversas atividades, dentre elas: caminhadas ecológicas, oficinas de pintura e teatro, contação de histórias e meditação. No sábado, o Econúcleo Jaqueira estará oferecendo atividades a partir das 11h. Já no JBR, a programação se inicia às 13h30, porém mantém as portas abertas para visitação do espaço durante todo o dia.

Quem for ao Jardim Botânico do Recife, neste sábado (24), poderá participar de uma oficina de pintura que promete aguçar a criatividade dos participantes, colocando o lado artístico em prática. A atividade “Pintando com a natureza” levará os visitantes a soltar a imaginação através de temáticas sustentáveis como o reuso de materiais e a preservação ambiental. A prática ocorrerá às 14h30 e é direcionada ao público de todas as idades.

Outra opção de lazer ocorre no domingo (25), para quem gosta de dar aquela pausa na agitação e recomeçar a semana de forma saudável. A caminhada ecológica “Sons e movimentos da mata”, que começa às 9h, levará os visitantes a ter uma conexão com a natureza através dos sons do ambiente. Os participantes poderão observar os movimentos das folhas, galhos, pássaros, aguçando os cinco sentidos, principalmente a escuta e o olhar.

O Econúcleo Jaqueira estará sediando, na tarde de sábado, uma ação especial organizada pelos voluntários do projeto Quebrando o Silêncio voltado para crianças e adolescentes. A apresentação com fantoches “Diga não ao abuso infantil”, que ocorre às 15h30, faz parte da campanha anual em prol do combate ao problema e pretende conscientizar o público através do espetáculo com bonecos de forma lúdica e educativa. A iniciativa acontece em várias cidades do Brasil, onde são desenvolvidas atividades referentes à saúde pública, meio ambiente e cultura para os jovens.  

O domingo (25) também estará repleto de atividades para todos os públicos. Às 10h, vai rolar uma trilha cega seguida de oficina teatral. Na caminhada, os participantes estarão vendados e descalços e irão percorrer os caminhos da trilha conhecendo mais sobre a fauna e flora do local, além de aguçar o olfato, a audição e o tato. Logo após, poderão participar de uma dinâmica que envolve os conceitos do teatro para aprender mais sobre ecologia e sustentabilidade, além de reforçarem as ideias de trabalho em equipe e cooperação.

 

Confira a programação completa deste final de semana nos Econúcleos:

 

Jardim Botânico, Sábado (24)

13h30 – Vozes do Meio: Sarau Ambiental

14h30 - Oficina de arte “pintando com a natureza”

15h30 – Oficina de Paródia Ambiental

 

Domingo (25)

09h – Caminhada Ecológica: sons e movimentos da mata

10h - Os sons ao redor: vivências ambientais musicais

11h – Oficina de mudas: bombinhas de sementes

13h30 – Caminhada Ecológica: Trilha Cega

14h30 - Contação de história: Cumadre Fulozinha

 

Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 - Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada: gratuita



Econúcleo Jaqueira, Sábado (24)

11h - O Meio que se conta: contação de histórias com miniaturas “As aventuras de Pé  de Pano”

14h – Historias Cantaroladas

15h30 – Apresentação de fantoches “Diga não ao abuso infantil”

16h – Jogo da Memória Ambiental

 

Domingo (25)

09h - Meditação com o grupo Sahaja Yoga

14h – Jogo da Memória Ambiental

15h - Oficina de Teatro

10h – Trilha Ambiental Sensorial (trilha cega) + oficina de teatro

11h – O Meio que se conta: contação de histórias “Pedrinho e o Barco”

16h - Dom em: Recife Frio

 

Econúcleo Jaqueira

R. do Futuro, 959 - Jaqueira

De quinta à domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita