Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 22.08.19 - 15h52

Abertas inscrições para oficinas do 17º Festival Recifense de Literatura - A Letra e a Voz

Para participar das atividades, que serão realizadas no sábado (31), durante o Festival, inscrições devem ser feitas por e-mail. Programação, promovida pela Prefeitura, é gratuita

Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas oferecidas dentro da programação do 17º Festival Recifense de Literatura – A Letra e a Voz, que renderá este ano homenagem ao poeta popular, declamador e escritor nordestino Chico Pedrosa. Realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, o Festival tomará conta do Recife Antigo, entre os próximos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, celebrando a tradição oral da poesia popular e os saberes culturais ancestrais do Nordeste.

As oficinas serão realizadas no sábado (31), das 14h às 17h, no Paço do Frevo. São três opções, todas com inscrições gratuitas pelo e-mail aletraeavoz2019@gmail.com, até que sejam preenchidas as vagas. Os candidatos devem informar nome completo, idade, formação/ocupação e nome da oficina pretendida.

Confira temas e conteúdos da grade preparada pela curadoria do Festival, que leva as assinaturas de Sennor Ramos e Heloísa Arcoverde:

 

DESTRINCHANDO AS TRIPAS DA POESIA

Oficina de poesia popular com o poeta, compositor e cineasta Wilson Freire

A oficina tem por objetivo desvendar as linhas que unem os vários estilos da poética popular, da quadra ao martelo e beira mar, discorrendo sobre o que as une e o que têm em comum. Ao final, propõe exercícios nos vários estilos apresentados.

Quantidade de participantes: 15

 

RABISCAR IMAGENS NA MADEIRA

Oficina de xilogravura com o poeta e xilogravurista Marcelo Soares

Esta oficina é uma iniciação ao mundo da xilogravura, técnica que é uma das primeiras manifestações artísticas da humanidade. Rabiscar imagens na madeira, fazer a gravação e depois imprimir em papel a matriz xilográfica será a atividade proposta. Ao final da oficina, o aluno poderá levar para casa sua própria xilogravura produzida durante a atividade.

Quantidade de participantes: 15 (a partir dos 10 anos)

 

CORDEL EM CADA CANTO

Oficina de produção de cordel com Felipe Junior, poeta arte-educador e empreendedor socioambiental

Utilizando-se de uma abordagem didática, prática e interativa, a oficina “Cordel em Cada Canto”, promovida com o intuito de propor uma forma diferenciada de escrever e editar a Literatura de Cordel, convida os participantes a ingressarem no universo mágico da cultura popular, através de versos e rimas.

Quantidade de participantes: 20