Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 26.08.19 - 14h33

Exposição mostra habilidades da Pessoa com Deficiência

img_alt

Programação é realizada até esta terça-feira (27), na Estação Central do Metrô de Recife (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

Quem passar na Estação Central do Metrô Recife até esta terça-feira (27), no horário da manhã, das 9h às 12h, vai ter a oportunidade de conhecer vários trabalhos artísticos que estão expostos na Eficiart -  Exposição promovida dentro da programação da 18º edição da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, realizada com o apoio da Prefeitura do Recife. Além de apreciar, quem desejar pode levar para casa produtos de utilidade e de decoração – quadros, porta-retratos, porta-lápis, toalhas pintadas, brinquedos para criançada, produzidos com materiais como papel machê e recicláveis, entre outras matérias primas. 
 
O artista Robson Silva, 49 anos, tem deficiência física causada por uma Espondilite anquilosante, uma doença inflamatória crônica, que ainda não tem cura e que afetou especialmente sua coluna. Com habilidade para desenhar desde a infância, ele se dedicou à arte, principalmente com peças que fazem referência à cultura pernambucana – bumba meu boi, caboclos, máscaras de papangús. “Pinto telas e produzo peças em papel machê. A dificuldade de mobilidade não me fez desistir. Passei a fazer cursos e hoje comercializo minhas peças no Centro de Artesanato de Pernambuco, no Marco Zero, e na Associarte, em Olinda”, contou Robson Silva. “O nome da feira, Eficiart, quebra justamente o tabu com a pessoa com deficiência e mostra que podemos desenvolver habilidades artísticas”, acrescentou.
 
A exposição também traz trabalhos produzidos por mães de crianças com deficiência. A Cooperativa, que foi idealizada pela professora Cristiane Silva, 35 anos, reúne peças artesanais produzidas para serem comercializadas e complementar a renda familiar das mães. “Tive a ideia quando recebi uma criança com deficiência na minha sala de aula e passei a conhecer melhor as dificuldades financeiras, porque muitas deixam de trabalhar para cuidar de seus filhos”, falou a professora.
 
O gerente da Pessoa com Deficiência do Recife, Paulo Fernando, destacou que a exposição realizada dentro da programação da Semana da Pessoa com Deficiência, além de mostrar as potencialidades que esse público desenvolve por meio da arte, ajuda a divulgar os trabalhos produzidos e colabora com a geração de renda.