Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 30.08.19 - 20h07

Moradores e Prefeitura do Recife começam ações para mais 40 obras do Parceria dentro do programa Chegando Junto

img_alt

Defesa Civil do Recife reuniu residentes de áreas de risco nesta sexta-feira (30) para iniciar as atividades do programa Parceria em 40 novos pontos. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec), iniciou as atividades para execução de mais 40 obras do programa Parceria. Nesta sexta-feira (30), 20 famílias se reuniram na regional Noroeste do órgão para receber as orientações necessárias e realizarem o serviço em parceria com a Prefeitura. Outras 20 localidades já passaram por esta etapa e receberão o material em breve. Ao todo, cerca de 200 obras já estão em execução pelo Parceria em toda cidade e a meta é iniciar 250 até o final do ano.

O programa Parceria realiza intervenções em diversos pontos de risco, onde a PCR fornece material de construção e acompanhamento técnico e os moradores entram com a mão de obra. São muros de arrimo, escadarias, calçadas, drenagem, fossas, entre outras intervenções que são executadas. “O papel da Defesa Civil é que situações de risco sejam eliminadas nas comunidades e que as famílias que moram nessas áreas se sintam protegidas e seguras no próximo inverno”, destacou a gerente geral de Engenharia da Sedec, Elaine Hawson, durante a conversa com os moradores.

Quem também conversou com as famílias foi a gerente geral de Assistência Social da Sedec, Keila Ferreira, que falou da importância do trabalho em conjunto. “O mais importante é este empoderamento das famílias, cuidar das pessoas nestas áreas e fazer com que eles também cuidem do local onde moram”, disse. A previsão é que até o final deste ano, a Defesa Civil, junto com os moradores, iniciem obras em 250 pontos, incluindo estes 40.

Com o auditório cheio, o clima de felicidade era visível, já que muitas famílias esperavam ações há algum tempo. “Esse tipo de ação é muito importante porque ajuda diretamente a população. Quando chove, eu não consigo dormir e agora vou ficar um pouco mais tranquilo”, disse o senhor Roberto Carlos dos Santos, morador de Nova Descoberta, e que vai pôr a mão na massa. “Eu mesmo serei o pedreiro. Só vou arrumar uns ajudantes para começar o serviço”, acrescentou.

Outro bastante empolgado e feliz com a ação era Everton Gonçalo, que mora no Morro da Conceição. Em junho deste ano, a barreira da sua casa deslizou e a Defesa Civil o colocou como uma das prioridades neste momento. “Em junho, eu acionei a Defesa Civil e eles vieram na hora me atender, e viram a possibilidade de fazer a obras através do Parceria. Agora estou aqui recebendo a ação”, contou o morador, que vai contratar um pedreiro para o serviço e contar com a ajuda dos vizinhos.

A gerente de Obras do Parceria, Patrícia Ferraz, deu um balanço nas ações realizadas pelo programa. “Nosso objetivo é mudar para melhor o ambiente em que essas famílias vivem e eliminar o risco. Estamos ampliando esse número de obras do Parceria, dentro do programa Chegando Junto, para atender mais pessoas. Hoje temos cerca de 200 obras em andamento, se somando a essas 40 novas que estamos iniciando agora, de um total de 250 iniciando este ano.