Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 30.08.19 - 21h00

Programa Chegando Junto qualificou quase 300 recifenses em dois meses

img_alt

Nesta sexta (30), foi a vez de 82 moradores de Dois Unidos receberem os kits e certificados dos minicursos profissionalizantes. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Lançados no início de julho, os minicursos de qualificação profissional do programa Chegando Junto formaram 298 recifenses nos dois primeiros meses de funcionamento. Na tarde desta sexta (30), mais 82 pessoas, residentes em Dois Unidos, receberam os certificados de conclusão e os kits com materiais básicos para começar a trabalhar nas áreas de Manicure e Pedicure; Manutenção de Bicicleta; Bijuteria Artesanal; e Corte de Cabelo Masculino. Os minicursos ofereceram 40 horas de conteúdo teórico e prático, além de orientações sobre empreendedorismo, e já aconteceram também na Torre, em Santo Amaro e no Sancho.

Na segunda-feira (2), o programa Chegando Junto inicia os minicursos profissionalizantes em mais duas comunidades. No Alto Antônio Félix, serão oferecidas aulas gratuitas nas áreas de Manutenção de bicicleta e Manicure e Pedicure; já na Vila Buriti, os moradores aprenderão a trabalhar com Bijuteria artesanal e Corte de cabelo masculino. São 100 vagas no total e as inscrições podem ser feitas nas associações de moradores das duas comunidades beneficiadas.

“Só vai entrar no mercado de trabalho, seja num emprego formal ou montando seu próprio negócio, quem tiver alguma qualificação. O Chegando Junto proporciona a oportunidade de começar. Nunca percam nenhuma oportunidade de se qualificar”, afirmou o secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antônio Júnior, que participou da entrega dos kits em Dois Unidos. Ele destaca que, além das obras de pedra e cal, a Prefeitura do Recife investe essencialmente no cidadão. 

Aos 18 anos, Anthony Guilherme fez o curso de Corte de Cabelo Masculino e agora tem a chance de iniciar sua primeira atividade profissional. “Vou trabalhar em casa, cortando primeiro o cabelo dos meus amigos. Estou desempregado até agora e espero conseguir uma renda para me manter”, disse. Por sua vez, dona Edna Tobias, de 55 anos, concluiu as aulas de Bijuteria Artesanal e já começou a criar suas peças. “Estava em casa, sem fazer nada, e agora fiquei animada para trabalhar. Vou aproveitar caixas, latas, tecidos velhos e tampas de refrigerantes. Estamos pensando em montar uma cooperativa aqui no bairro, afirmou.

RENDA - O Chegando Junto é um programa municipal de assistência e geração de renda, implantado pelo prefeito Geraldo Julio com o objetivo de reduzir a pobreza, que vem crescendo no Brasil. A iniciativa promove diversas ações divididas nas áreas de assistência à população e apoio à geração de renda. Além dos minicursos profissionalizantes, já foram lançados os mutirões de saúde; os Espaços de Convivência Pertencer (proporcionando locais para as mulheres deixarem seus filhos enquanto trabalham); e as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, que ofertam postos de trabalho nas escolas e unidades de saúde municipais.

Além disso, o programa Chegando Junto vai construir também três restaurantes populares e um abrigo noturno; o projeto Gera Cidadania vai oferecer oficinas pedagógicas e artísticas para crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar; e será dado auxílio e assistência técnica aos moradores para reformar e construir suas casas.