Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 02.09.19 - 10h15

Começam hoje as inscrições para o curso gratuito de Jardinagem dentro do Programa Chegando Junto

Serão 30 vagas e o curso terá duração de três meses com início em setembro 

Começam nesta segunda-feira (2) e segue até o dia  20 de setembro (apenas dias úteis), das 9h às 14h, as inscrições para o 6º Curso Profissionalizante em Técnicas de Jardinagem, oferecido gratuitamente pelo Jardim Botânico do Recife (JBR), através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. A iniciativa faz parte do Chegando Junto, programa municipal de assistência e geração de renda, lançado pelo prefeito Geraldo Julio com o objetivo de reduzir a pobreza, que vem crescendo no Brasil. Com 30 vagas disponíveis, a formação é direcionada para pessoas em vulnerabilidade social, com idade mínima de 18 anos, residentes na cidade do Recife, prioritariamente moradoras do entorno do JBR e que tenham completado o ensino fundamental II (9º ano). As inscrições são presenciais e devem ser feitas no auditório do JBR, que fica situado no km 7,5, BR-232, Curado.

É necessário também que o candidato tenha disponibilidade de horário de segunda a sexta, no turno da manhã, durante os três meses de duração do curso. As aulas terão início no dia 30 de setembro e serão ministradas das 8h ao meio dia, de segunda a sexta-feira. O resultado das inscrições será divulgado até o dia 27/09 através do e-mail e telefone dos candidatos selecionados. Nas aulas teóricas e práticas, os alunos irão aprender técnicas de solo, paisagismo, as plantas adequadas para sol e para sombra, podas, pragas e, equipamentos necessários, entre outros. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone 3355-0003 ou 3355-0321. É importante que, no ato do registro, o candidato solicite o comprovante de inscrição após o preenchimento do formulário e entrega dos documentos.

Promovido pela Prefeitura do Recife, o curso profissionalizante é realizado em parceria com a McDonald’s, Farmácia Pague Menos e Atacado dos Presentes, cumprindo uma eminente tarefa de resgate das possibilidades de pessoas que, sem muitos outros recursos, nele irão encontrar uma oportunidade para  qualificação profissional como forma de combater a pobreza. Aprendizagem acerca das questões sócio ambientais, de uso sustentável da diversidade das plantas e de geração de renda são pontos fundamentais que serão discutidos durante as aulas. "Estimular o aprendizado de técnicas de jardinagem que possam gerar emprego/trabalho e renda, promovendo o resgate da cidadania por meio da capacitação é o nosso principal objetivo. Para isso, o Jardim Botânico oferece desde a área de campo necessária às instruções práticas até os demais insumos exigidos e profissionais qualificados para auxiliar no desenvolvimento do ensino”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho.  

O Jardim Botânico do Recife funciona de terça a domingo, de 9h às 15h30, com acesso gratuito. Além de ser uma área pública de lazer e contemplação, o espaço também abriga corpo técnico que realiza pesquisas voltadas à botânica, restauração florestal e conservação da biodiversidade da Mata Atlântica.

 

Serviço:

O quê: Inscrições para o 6º Curso Profissionalizante em Técnicas de Jardinagem.

Quando: No auditório do JBR, de 2 a 20 de setembro, das 9h às 14h.

Onde: Jardim Botânico do Recife, km 7,5, BR-232, Curado

Informações: 3355-0003/3355-0321