Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 03.09.19 - 16h49

CTTU disponibiliza serviço de consulta para localizar veículos rebocados

Serviço pretende dar mais praticidade ao proprietário, minimizando burocracias

  
A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), disponibiliza, a partir deste mês, o serviço que permite a consulta da localização dos veículos rebocados pelo órgão em função de notificações de trânsito ou transporte. Agora, os proprietários poderão acessar o site cttu.recife.pe.gov.br e informar placa ou chassi para saber em qual depósito o veículo está. No local, o cidadão poderá realizar todos os devidos trâmites para recuperar o veículo.

Com a iniciativa, feita a partir do contrato com empresas credenciadas mediante licitação, a CTTU pretende dar mais celeridade e transparência na comunicação com os proprietários. Ao acessar o site e localizar o veículo, o condutor poderá se dirigir diretamente ao depósito e retirar o veículo no local, desburocratizando o processo. Para fazer a retirada, é necessário pagar a taxa de reboque, a diária do respectivo depósito e as notificações de trânsito ou transporte pendentes.

De acordo com a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a ação não apenas irá desburocratizar o processo para o cidadão, mas também dá mais estrutura para a remoção de veículos abandonados, por exemplo. “A iniciativa vai garantir mais agilidade para o proprietário do veículo saber onde está o seu carro e resgatá-lo. Além disso, poderemos intensificar as fiscalizações e as remoções de veículos irregulares e abandonados nas vias, garantindo a mobilidade dos pedestres”, destacou a gestora.

O serviço de reboque de veículos, previsto na Lei Municipal 18.438/2017, prevê o pagamento de taxas que são reajustadas conforme o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), que deverão ser pagas à empresa gerenciadora do depósito. Vale ressaltar que a autuação continuará sendo feita pela Autarquia, que repassará para as empresas credenciadas a ordem de remoção. A tabela de taxas dos respectivos serviços está disponível no site cttu.recife.pe.gov.br.
 
Em relação ao mapeamento de veículos abandonados em área pública no Recife, é importante ressaltar que o trabalho da CTTU é feito com o auxílio da população. Existe uma área no site na qual o cidadão preenche um formulário e informa ao órgão as informações necessárias para que sejam iniciadas as medidas administrativas, seguindo os procedimentos que constam na Lei Municipal nº 17.936/2013.