Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Administração | 05.09.19 - 16h47

PCR divulga o que abre e fecha neste Dia da Independência (07/09)

 

A Prefeitura da Cidade do Recife preparou um final de semana recheado de atrações para celebrar o feriado do Dia da Independência. Com 36,5 km, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará disponível em dobro, sábado (7) e domingo (8), das 7h às 16h, cortando mais de 30 bairros e passando pelos principais atrativos turísticos da cidade. Outra opção é o Olha! Recife, com saída às 9h da Praça do Arsenal, no Recife Antigo no domingo. O Jardim Botânico e o Econúcleo do Parque da Jaqueira, também estarão abertos no feriado e estarão com atividades gratuitas, como oficinas de reutilização, caminhadas ecológicas e trilhas ambientais.

Confira abaixo o que abre e fecha no feriado de Sete de Setembro:

TURISMO E LAZER - Não vão faltar opções de lazer para quem for curtir o próximo fim de semana no Recife. Com 36,5 km, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará disponível em dobro, sábado (7) e domingo (8), das 7h às 16h, cortando mais de 30 bairros e passando pelos principais atrativos turísticos da cidade. Nos mesmos dias, das 8h às 20h, o Lazer na Rua, no Segundo Jardim de Boa Viagem, também estará à disposição para a prática esportiva e de lazer.

Outra pedida é o passeio turístico oferecido gratuitamente no Olha! Recife, projeto de sensibilização turística da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. Domingo (8), o tema será Povos do Recife, com saída às 9h da Praça do Arsenal, no Recife Antigo. O roteiro, que é comandado por um guia de turismo, vai passar por locais que rememoram a presença inglesa, judia, holandesa, francesa, portuguesa, senegalesa, italiana, chinesa, árabe e libanesa na cidade. Informações sobre os passeios ofertados semanalmente estão disponíveis pelo site www.olharecife.com.br.

CULTURA - A programação cultural está garantida no feriado e já começa na sexta-feira (6), quando o MAMAM vai estender seu horário de atendimento ao público até as 20h, no encerramento das atividades da exposição “Por uma retórica canibal”, de Adriana Varejão. A programação do derradeiro dia da exposição contará também com uma conversa com Luisa Duarte e Moacir dos Anjos, a partir das 18h.

Em cartaz no museu desde 29 de junho, a mostra tem curadoria de Luisa Duarte e reúne 25 obras dos mais de 30 anos de trajetória da artista visual carioca Adriana Varejão. O título da exposição faz referência ao vínculo da obra de Adriana Varejão com a tradição barroca. A retórica é uma estratégia recorrente do barroco, sendo um procedimento que busca a persuasão. Se o método rendeu obras e discursos suntuosos e exuberantes, a favor da narrativa cristã e do projeto de colonização europeu, a retórica canibal, ao contrário, se apresenta como um contraprograma, uma contracatequese, uma contraconquista.

No sábado (7), além de parques como o Dona Lindu e o Sítio Trindade, equipamentos como o Paço do Frevo e o Museu da Cidade abrirão as portas, com programação para todas as idades.

No Paço, além de conhecer a história do mais genuíno gênero musical recifense, o público está convidado a cair no passo, participando de uma das vivências regulares de dança, nas quais um professor-passista ensina os passos básicos do frevo. O equipamento abre no sábado e no domingo, com acesso das 14h às 18h e última entrada às 17h30.

Já o Museu da Cidade convida o público a passear pela história da cidade, visitando a exposição de longa duração “Cinco Pontas", que reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos que mostram a importância da fortificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. Em quase 400 anos de existência, o local já foi base para navegadores, depósito, prisão e quartel militar.  O Museu abre de 9h às 17h no sábado e de 9h às 16h no domingo.

MULHER – Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados entre a quinta-feira (13) e o domingo (16). No entanto, o Liga, Mulher, disk-orientação do Clarice Lispector, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 281 01 07.

MEIO AMBIENTE - O Jardim Botânico do Recife, Zona Oeste, e o Econúcleo do Parque da Jaqueira, Zona Norte, estarão abertos no feriado de 07 de setembro. Os equipamentos ambientais, ligados à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, estarão com atividades gratuitas, como com oficinas de reutilização, caminhadas ecológicas, trilhas ambientais, contações de histórias, atividades de plantio, esquetes teatrais e pocket show, dentre outras.  O JBR abre suas portas às 09h e segue com atividades até as 15h30, já o Econúcleo Jaqueira inicia sua programação de 09h até às 17h.

COMPAZ E BIBLIOTECAS - Devido ao feriado de Independência do Brasil, os Compaz Eduardo Campos e Ariano Suassuna não funcionarão neste sábado (7). Abriremos normalmente neste domingo (8), das 9 às 13h.

FINANÇAS - A Secretaria de Finanças do Recife comunica que no próximo sábado (07), em virtude do feriado da Independência, o posto de atendimento ao Contribuinte, localizado no Expresso Rio Mar, estará fechado. Quem precisar de informações sobre IPTU, ISS e taxas referentes ao município pode acessar o Portal de Finanças http://portalfinancas.recife.pe.gov.br/.

SAÚDE - No sábado (7), Dia da Independência, as quatro Upinhas 24 horas – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas o dia todo para atender as pequenas urgências dos moradores das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia e Unidades Básicas Tradicionais, estarão fechadas, reabrindo normalmente na segunda-feira (9).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos encaminhados através do Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, do HMR, funcionará normalmente durante todo o feriado, 24 horas, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também estarão funcionando no feriadão.

Para a vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará no sábado (7) e domingo (8), para os moradores do Recife. Na segunda-feira (9), o serviço voltará ao seu horário de funcionamento normal, até às 17h.

Já o Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição 24h para identificar pessoas com doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos de epidemias poderá ser acionado pelo 0800-201-2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) funcionará normalmente.

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Neste sábado, 07, quando é comemorado Dia da Independência, as casas de acolhimento institucional da Prefeitura do Recife funcionam normalmente 24 horas. Esses equipamentos são destinados a famílias e/ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de assegurar a proteção integral, garantindo a privacidade, o respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de: ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual. Público Alvo: Crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas com deficiência, pessoas idosas e famílias.

DIREITOS HUMANOS - O Projeto Praia sem Barreiras oferecerá banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem neste feriado de 07 de setembro. As cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar ficam na altura da Rua Bruno Veloso, no Posto 7. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empetur, que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau.

EDUCAÇÃO - A Rede de Ensino do Recife não funciona Dia 7 de Setembro, mas dez bandas marciais de escolas municipais formadas por um total de 722 alunos participarão do desfile cívico, na Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, a partir das 9h. No desfile de abertura da rede, 50 alunos estarão levando bandeiras da Cidade do Recife, seguidas pelas Bandas das Escolas Municipais Antônio Farias Filho, Professora Almerinda Umbelino de Barros, Paulo VI, Pastor Paulo Leivas Macalão, Maria de Sampaio Lucena, Professor Nilo Pereira, Nadir Colaço, Professor Antônio de Brito Alves, Arquiteto Alexandre Muniz e Dom Bosco.

MERCADOS E FEIRAS - A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que os mercados públicos, Feiras Novas e Centro de Comércio do Cais de Santa Rita funcionam das 6h às 13h no próximo sábado (7). O Anexo do Mercado de São José e o Calçadão dos Mascates (Camelódromo) não funcionam neste dia. No domingo (8), os mercados funcionam nos seus horários normais – das 6h às 13h É importante lembrar que cada permissionário decide se abre, ou não, o seu boxe.

ESPORTE - As 19 Academias Recife não funcionam no sábado (7), retomando as atividades normais na segunda-feira.