Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 10.09.19 - 14h33

Chegando Junto forma 1° turma de cuidadores da Pessoa Idosa

img_alt

25 participantes do curso básico receberam certificado nesta terça-feira, 10 (Foto: Cortesia)

 

Nesta manhã de terça-feira, 10, 25 pessoas, moradores do entorno do Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, receberam certificado do curso básico de formação técnica para cuidador da pessoa idosa. A capacitação foi realizada pela Prefeitura do Recife dentro do Programa Chegando Junto, com a proposta de oferecer alternativa de renda a pessoas desempregadas. Mais duas turmas estão sendo formadas, uma para o final do mês de outubro, e outra em novembro durante a Jornada de Direitos Humanos, no Compaz Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna, respectivamente. As inscrições devem ser feitas no local.

A secretária Executiva de Direitos Humanos, Elizabete Godinho, destacou que o Chegando Junto está possibilitando a qualificação de trabalhadores desempregados. "Nesse momento complexo econômico pelo qual a população está passando, ter outras alternativas que possam gerar renda, como a ocupação de cuidador da pessoa idosa, é a filosofia do Chegando Junto, que se aproxima da população para dar apoio e mostrar alternativas", falou Elizabete Godinho. A gerente geral do Compaz Eduardo Campos, Maysa Cavalcante, reforçou a importância da qualificação de quem cuida de pessoas idosas que requer especificidades.

A moradora do Alto do Pascoal, Hosana Barbosa, 45 anos, está desempregada há um ano e meio. " Já trabalhei cuidando de idosos e a oportunidade de fazer esse curso foi importante para que eu pudesse me aperfeiçoar. Agora tenho o certificado e mais conhecimento", disse Hosana, salientando que aprendeu até o que traz o Estatuto da Pessoa Idosa. Maria da Soledade, que também participou do curso disse que, com o que aprendeu, vai ajudá-la a cuidar de três idosas da família.

"Com carga horária de 20 horas, a capacitação ofereceu conhecimentos para que cuidadores tenham condições de desenvolver competências que auxiliem na prática da atividade relacionada ao cuidado da pessoa idosa de forma qualificada, responsável e segura", avaliou a gerente da Pessoa Idosa do Recife, Cacilda Menezes. Além do certificado, cada participante recebeu um kit, contendo luvas descartáveis, máscaras de proteção e álcool em gel.