Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 11.09.19 - 14h43

Bora Plantar atende a mais quatro bairros do Recife e chega a 773 novas árvores solicitadas pela população

img_alt

A iniciativa gratuita da Prefeitura do Recife viabiliza o plantio de árvores por demanda da população em residências, comércio e indústrias. (Foto: Cortesia)

 

A capital pernambucana caminha para ser cada vez mais uma cidade sustentável e com mais áreas verdes. A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), com o programa Bora Plantar? vem ofertando ao cidadão o serviço gratuito de plantio. Através do telefone 156, canal de comunicação que viabiliza os serviços de arborização, a população pode solicitar o plantio na sua rua, bairro ou comunidade. Lançado este ano, o programa já teve 773 pedidos atendidos. A iniciativa atende residências, comércio e indústrias. Nesta quarta-feira (11), os bairros de Casa Forte, Parnamirim, Tamarineira e Espinheiro receberam o plantio das espécies sibipiruna, mororó, pau-ferro e ipê roxo.

Thiago Lins, solicitante do plantio em Casa Forte, trabalha como mecânico na loja L2 Bike Shop e reclamou do calor constante que sente no local. “Tive a ideia de solicitar o plantio de uma árvore aqui na frente da loja, pois além de proporcionar sombra e beneficiar a arborização da cidade, também deixa o Recife mais verde e bonito para todos”, revelou.

Para o plantio são adotados critérios como a presença de fiação elétrica e largura do calçamento, quais espécies são mais adequadas para cada localidade, além de questão paisagística. “A questão da escolha das espécies se dá conforme o potencial da calçada, que segue o Manual de Arborização da Cidade do Recife. Aqui no bairro de Casa Forte, escolhemos a sibipiruna, pois a calçada irá suportar o porte grande desta espécie, já que o espaço tem mais de dois metros de largura. Quando a calçada tem menos do que isso é necessário uma espécie de médio ou pequeno porte.” ressaltou Liandro Valentino, encarregado geral do plantio de arborização urbana da SMAS. A equipe é responsável pelo serviço, desde a abertura de alegrete, berço, colocação de adubo, plantio até o tutoramento das mudas.

Sobre o Projeto Bora Plantar? - A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), oferece à população o projeto “Bora Plantar?", que faz parte do Plano de Arborização da Capital e visa ordenar e planejar o plantio de árvores no município. O projeto atua de duas maneiras: através do 156 e de acordo com o planejamento da SMAS, que terá como critérios os locais com baixa cobertura do verde e elevada temperatura de superfície, além de vias com rotas cicláveis. Ao ligar para o 156, o solicitante abre um protocolo para análise e, a partir daí, técnicos ambientais da SMAS vão até o logradouro para uma avaliação e escolha das espécies a serem plantadas na área sugerida pelo morador. Todo o processo demora em média 20 dias e é gratuito. Na vistoria é analisada a área do plantio, se há presença de tubulações, distância de outras árvores e qual porte e espécie devem ser utilizados.