Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 13.09.19 - 11h42

CTTU monta esquemas especiais de trânsito para os eventos deste fim de semana

Mais de 200 agentes foram destacados para acompanhar as programações a fim de garantir a segurança viária dos cidadãos nos locais 

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou esquemas especiais de trânsito para os eventos que acontecerão neste sábado (14) e domingo (15). A programação inclui eventos religiosos e esportivos, além da 18ª Parada da Diversidade de Pernambuco, no bairro de Boa Viagem, cujo esquema de trânsito pode ser acessado aqui. Ao todo, cerca de 200 agentes de trânsito acompanharão os eventos para garantir a segurança viária dos pedestres e condutores. Além disso, a Central de Operação de Trânsito (COT) estará de plantão 24h monitorando o trânsito nos principais corredores viários da cidade.

No sábado (14), acontecerá o Festejo Religioso da Mãe do Perpétuo Socorro, no bairro da Madalena. A partir das 19h, a Rua Pessoa de Melo será bloqueada entre as ruas Dom João de Souza e Doutor Arthur Gonçalves. Os condutores poderão usar a Rua Real da Torre ou a Avenida Visconde de Albuquerque como rotas alternativas. Na programação do evento, acontecerá, no domingo (15), uma procissão das 15h às 16h com o seguinte percurso: Rua Pessoa de Melo, Rua José Osório, Rua Real da Torre, Rua Lopes de Carvalho, Rua Demócrito de Souza Filho, Rua Altinho, Avenida Beira Rio, Rua Dom João de Souza e, novamente, Rua Pessoa de Melo. Os bloqueios para a procissão serão itinerantes, ou seja, feitos e desfeitos de acordo com a passagem do público. O bloqueio será até às 23h do domingo (15).

Também no domingo (15), acontecerá o Desfile Estudantil em Jardim São Paulo, das 14h às 21h. Os bloqueios também serão itinerantes, conforme o percurso que segue pela Rua Senador Alberto Pasqualini, Praça de Jardim São Paulo, Avenida São Paulo e Praça El Salvador.

A CTTU também irá para acompanhar a corrida Circuito das Estações Etapa Inverno, que acontece no domingo (15), a partir das 7h, com saída do Shopping Riomar, no bairro do Pina. A expectativa é de que as operações sejam encerradas às 12h, horário previsto para a dispersão total do público. A corrida terá dois percursos, de 10km e 5km, ambos com saída do Shopping RioMar. 
 
O trajeto mais longo segue do Shopping RioMar, pela Avenida República Árabe Unida, Ponte Governador Paulo Guerra, Avenida Saturnino de Brito, Avenida Engenheiro José Estelita, onde acontece o retorno, e volta pela Ponte Paulo Guerra, Via Mangue, retornando para o local da largada. Já para os participantes da corrida de 5km, o percurso segue o mesmo trajeto, no entanto, os corredores voltam para o local da partida da Ponte Paulo Guerra.

Os principais bloqueios serão montados no Cais José Estelita, a partir das 6h. As interdições acontecerão nos sentidos do Largo do Cabanga até o Forte das Cinco Pontas e na pista Oeste da Via Mangue, a partir da Ponte Paulo Guerra até a altura do Supermercado Extra. Também haverá bloqueio nos cruzamentos da Rua Comandante Antônio Manhães de Matos com a Rua Dilermano Reis e Rua Bituri.

Uma vez que o acesso à Avenida Engenheiro José Estelita pelo Largo do Cabanga estará bloqueado, os condutores oriundos da Zona Sul devem seguir pela Avenida Governador Agamenon Magalhães para acessar o Centro. Quem desejar acessar as vias do entorno da comunidade Jardim Beira Rio deverá seguir pela Avenida Herculano Bandeira e girar à direita na Rua Arquiteto Augusto Reinaldo. Já quem estiver na área Central e desejar seguir para a Zona Sul poderá utilizar a Rua Imperial como rota alternativa. Por último, também há opções de desvios para aqueles que desejam trafegar pelo Centro. As ruas da Aurora, Imperador e Siqueira Campos estarão abertas para a circulação e poderão ser utilizadas como rotas alternativas.

ORIENTAÇÕES - A CTTU aconselha que o cidadão chegue cedo aos eventos para evitar retenções e corre-corre. Os condutores também devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. O veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista pode receber multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH), respectivamente.