Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 16.09.19 - 15h58

Prefeito Geraldo Julio defende etanol brasileiro no Fórum Nordeste 2019

img_alt

Prefeito colocou a necessidade da valorização do setor não apenas pela importância econômica para a região, mas como alternativa limpa aos combustíveis fósseis, na luta contra as mudanças climáticas (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Lideranças políticas, empresários e setores da sociedade civil ligados ao setor sucroalcooleiro e a causa da energia limpa se reuniram na manhã desta segunda-feira (16), para o Fórum Nordeste 2019 - os desafios e oportunidades nos setores de biocombustíveis e energias limpas. O prefeito Geraldo Julio participou da abertura desta que é a 11ª edição do evento e destacou a importância do momento para a defesa do etanol brasileiro. 

 “O mundo inteiro está debatendo a questão das mudanças climáticas e a necessidade de diminuir o uso de combustíveis fósseis. O uso de etanol, por exemplo, reduz em 70% as emissões de carbono, por isso ela deve ser valorizada aqui no Brasil, para que a gente possa cada vez mais usar os combustíveis renováveis e diminuir as emissões. O planeta já disse ‘basta’ há muito tempo”, destacou o prefeito Geraldo.

O prefeito, que é presidente para a América do Sul do ICLEI – Rede de Governos Locais Pela Sustentabilidade, organização ligada à ONU, colocou a instituição à disposição do Fórum para levar uma pauta tirada do evento para a Conferência Nacional do Clima, que acontece no Recife de 6 a 8 de novembro, como preparação para  COP 25, no Chile.

O governador Paulo Câmara também destacou a relevância do debate "É uma honra  nosso Estado sediar este encontro. Tenho consciência da relevância e urgência de todos esses temas sensíveis”, afirmou. “Esperamos que as discussões de hoje possam criar uma agenda que olhe os aspectos atuais voltados para o meio ambiente, mas que também dialoguem para a melhoria da produtividade e da geração de emprego, isso é fundamental. O Brasil precisa retomar o crescimento e com isso gerar emprego e renda para a população”, pontuou o governador.

Pernambuco é um dos principais produtores de etanol no Brasil. De acordo com o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool em Pernambuco (Sindaçúcar-PE), a produção de etanol na safra 2018/2019 aumentou em quase 35% em relação a 2017/2018, o que corresponde a 59% da colheita. Para este ano, a projeção para o estado, é de 420 milhões de litros de etanol para a safra 2019-2020. Em Pernambuco, das 12,5 milhões de toneladas de cana de açúcar estimadas para a próxima safra, serão produzidos 430 milhões de litros de etanol e 800 mil toneladas serão empregadas na produção de açúcar.

Representantes da iniciativa privada e pública, especialistas e autoridades participaram do Fórum. Além  do prefeito Geraldo Julio e do governador, o evento recebeu o diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e biocombustíveis, Décio Oddone, Eduardo Sampaio, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Helvio Guerra, secretário-adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia e Efraim Morais, secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca da Paraíba, foram algumas das autoridades presentes no evento.