NOTÍCIAS

Infraestrutura | 18.09.19 - 17h03

Prefeitura do Recife inicia intervenções para requalificação do entorno do Mercado de São José

img_alt

A pavimentação e a drenagem da área serão recuperadas a partir desta quarta-feira (18) e o serviço deve durar até dezembro. Obras foram possíveis após o ordenamento do comércio informal no entorno do mercado. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Nesta quarta-feira (18), a Prefeitura do Recife inicia os serviços de requalificação da pavimentação e da drenagem no entorno do Mercado de São José, área central da cidade. As obras ficarão a cargo da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e devem seguir até dezembro deste ano. O investimento será de R$ 743.745,28 e as intervenções vão beneficiar uma área total de 2.226,10 m².

A requalificação será possível graças ao ordenamento do comércio informal do entorno do Mercado de São José, realizada pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc). Os comerciantes foram realocados em um espaço melhor e mais propício para a execução de suas atividades. Dessa forma, tanto os comerciantes quanto os demais usuários e frequentadores do mercado e adjacências serão beneficiados com as ações da gestão municipal.

A pavimentação está sendo recuperada com a retirada do asfalto que cobre o piso original em paralelepípedos e os diversos tipos de piso provenientes das barracas que foram retiradas. A ação irá beneficiar as ruas que contornam o mercado e a Praça Dom Vital, vias que são continuação das ruas das Calçadas, Praia, Padre Muniz e do Porão, além da Travessa do Mercado. A drenagem será avaliada para identificar os problemas existentes, como abatimentos da rede e ligações clandestinas de esgoto, e para que seja restaurada. A iluminação também está sendo modernizada com a substituição das antigas lâmpadas por luminárias em LED.

Além disso, a Prefeitura do Recife já deu início à revitalização da Praça Dom Vital, que fica em frente à Basílica da Penha. A intervenção, também feita pela Emlurb, começou no último dia 09 e deve ser concluída neste mês. Os serviços compreendem a recomposição da acessibilidade da praça, que conta com cinco rampas no local, paisagismo (recomposição de alegrete e colocação de grama); recuperação de todo o piso e dos 14 bancos; melhorias na iluminação; pintura geral; e recuperação do monumento de Dom Vital e da estátua de Liêdo Maranhão. A obra terá um custo de R$ 62 mil.