Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 19.09.19 - 11h02

No Dia Mundial da Limpeza, PCR faz ações em três pontos da cidade para conscientizar população

Prefeitura do Recife fará parte das ações de limpeza em três pontos na cidade: Orla de Boa Viagem, Praça do Derby e Rua da Aurora

No dia 21 de setembro, sábado, será realizada a maratona mundial de limpeza em comemoração ao World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza). Na data, voluntários e membros de projetos e grupos de ações sociais, além da sociedade civil, vão se unir para um mutirão global em diferentes países, retirando resíduos descartados incorretamente no mangue, no rio e na praia. No Recife, as ações vão ocorrer simultaneamente na Orla de Boa Viagem (em frente ao número 3020), das 14h às 17h30, na Praça do Derby (ao lado do Bradesco), das 9h às 12h e na Rua da Aurora (em frente ao Tribunal de Contas), das 13h30 às 16h30. Para participar, basta se dirigir a um desses locais, ter energia, boa vontade e preocupação com o meio ambiente. Além disso, para causar impacto e conscientizar os cidadãos a respeito da grande quantidade de lixo que produzem, um lixômetro será instalado no CAT Ambiental, na orla de Boa Viagem. O equipamento tem capacidade para receber até 3.000 litros e mostra a quantidade gerada de detritos na área do entorno onde ficará instalado e que é recolhido pelas equipes de varrição da Emlurb durante o horário comercial.

A Prefeitura do Recife fará parte das ações através de atividades de educação ambiental promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer e a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) que ficará responsável pela destinação correta dos resíduos recolhidos nos três locais.  “Campanhas globais como esta funcionam como boas ferramentas para conscientizar a população quanto a importância da preservação e a poluição causada por descarte incorreto de resíduos. Vamos incentivar os cidadãos a se envolverem na criação de um ambiente melhor para todos, tornando mais conscientes de seus arredores”, ressalta o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho. Ao final, todo material reciclável recolhido será levado pela Emlurb às cooperativas de catadores da cidade.

Antes de entrar em ação, os voluntários irão participar de aula de alongamento e receberão instruções para agir no local escolhido. Susanne Batista, uma das organizadoras do mutirão em Recife, orienta que para participar das atividades o voluntário deve vestir roupa leve e beber muita água. “É importante estar vestido com roupas confortáveis, galocha, chapéu, além de levar o próprio protetor solar, luva adequada, garrafa de água e um lanche”, enfatiza. Além dela, outros grupos de ativistas ambientais estão convocando voluntários através dos perfis de engajamento socioambiental no Instagram. São eles: Recife Sem Lixo; PE Sem Lixo; Plogging PE; Xô Plástico e Green Girl Group.

Os arte-educadores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade estarão nos três locais com intervenções abordando a importância do cuidado e respeito à natureza.  A Praça do Derby será palco de uma esquete teatral que vai trabalhar a questão dos resíduos sólidos. Já na Rua da Aurora vai rolar um espaço infantil, com contação de história e roda de conversa. Por fim, no CAT Ambiental vai acontecer uma vivência ambiental “Água Viva”; além de Sarau Ambiental e contação de história.  Ao longo do dia, o espaço irá receber coleta de resíduos eletrônicos e materiais recicláveis. 

O Dia Mundial da Limpeza é um evento de limpeza global organizado pela Let´s Do It World, com o objetivo de tornar o mundo um lugar mais limpo e aumentar a conscientização sobre os danos causados por resíduos mal gerenciados por meio de limpezas e campanhas nos países participantes em todo o mundo. Em 2018, mais de 18 milhões de pessoas em 157 países aderiram à limpeza em suas comunidades. Alguns dos países de maior sucesso no engajamento de pessoas para participar do Dia Mundial da Limpeza foram Indonésia, Paquistão, Estados Unidos, Nepal e Quirguistão, mas também o pequeno país do Kosovo, no sudeste dos Balcãs. Durante a Conferência Mundial Limpa 2019, realizada em Tallinn, Estônia, na presença de 157 países participantes, o Let's Do it World nomeou Kosova como coordenadora global do Dia Mundial da Limpeza 2019 e 2020. Em 21 de setembro de 2019, Kosova estará coordenando mais de 150 países que operam na rede mundial Let's Do It World.

Sobre o World Cleanup Day

A maratona mundial de limpeza World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza) acontece em 150 países e em mais de 300 municípios do País. O movimento começou na Estônia, pequeno país localizado no norte da Europa, em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar todo o país em apenas cinco horas. Organizado pela Let´s Do It World, o evento de limpeza global tem como objetivo  tornar o mundo um lugar mais limpo e aumentar a conscientização sobre os danos causados por resíduos mal gerenciados por meio de limpezas e campanhas nos países participantes em todo o mundo. 

Lista de locais no Recife:

Programação PRAÇA DO DERBY

 

9h –Abertura e Alongamento com a Fisioclin

9h15min –Apresentação da Cooperativa Palha de Arroz - Informações gerais sobre como acontecerá a atividade, divisão das equipes e entrega de material.

9h45min –Intervenção com os Arte Educadores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife.

10h –Início da Limpeza na praça e ruas no entorno da Praça.

11h15min –Contabilização dos materiais coletados

11h30min –Intervenção criativa para sensibilização no semáforo

12h –Encerramento

Coleta pela EMLURB: 12h

 

Programação RUA DA AURORA

13h30 – Chegada e organização dos participantes, exposição “Educa Ocean” (UFPE)

14h – Roda de Boas Vindas, atividade de alongamento e instruções para coleta dos materiais

14h30 – Espaço infantil: Contação de história e roda de conversa, com Álcio Lins e Flávia Gomes

14h30 às 15h30 –Coleta de resíduos

15h30 – Pesagem dos materiais, roda de conversa com o grupo LMI-Tapioca (UFPE) “Consumismo e sua relação com a poluição plástica”, intervenção do CATAKI –PIMP MY CARROÇA com catadores de materiais recicláveis

16h30 -Coleta do material pela EMLURB

 

Programação BOA VIAGEM

 

CAT Ambiental

Durante todo o dia - Coleta de Resíduos Eletrônicos e de materiais recicláveis

10h – Vivência Ambiental “Água viva”, com Hugo Regis

15h – O Meio que se conta: A gota d’água, com Hugo Regis

15h30 – Sarau Ambiental, com AldelineSilva

Escritório Beach

14h – Abertura e Alongamento

14h20min –apresentação –Informações gerais sobre como acontecerá a atividade, divisão das equipes e entrega de material

Fala das catadoras da Palha de Arroz

14h50min –Apresentação dos apoiadores e agradecimentos

15h – Início da Limpeza na areia e calçadão, seguindo para o CAT Ambiental da Prefeitura. Fazendo intervenções criativas nos semáforos no percurso.

17h – Contabilização dos materiais coletados no CAT Ambiental

17h30min –Encerramento