Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 19.09.19 - 12h47

PCR promove sensibilização em alusão ao Dia Internacional da Paz

A mobilização inicia dia 20, na Praça do Derby, e traz o tema “Prevenção e Mediação de Conflitos Comunitária”

 

Para comemorar o Dia Internacional da Paz, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPSDDH), coloca a equipe de Prevenção e Mediação de Conflitos Comunitária nas ruas da cidade, para realizar atividades de sensibilização em alusão a data, comemorada no próximo sábado, 21 de setembro. A primeira ação será realizada na sexta-feira (20), com um Flash Mobi – distribuição de rosas brancas, simbolizando a paz, e material de campanha, com a participação de alunos da Escola de Circo. A programação será realizada na Praça do Derby, das 8h às 11h30, seguindo com outras formas de mobilização até o dia 27.

 A proposta é sensibilizar a sociedade sobre a importância da temática, acolhimentos, encaminhamentos e o referenciamento aos serviços de Prevenção e Mediação de Conflitos Comunitárias existentes na Cidade do Recife. Ao todo são sete núcleos de mediação de conflitos comunitários espalhados pela cidade, implantados pelo Governo o Estado e acompanhados pela PCR, onde as pessoas podem procurar ajuda para audiências de mediação com a proposta de prevenir possíveis conflitos. O diálogo é utilizado como metodologia em busca de uma solução de casos como ameaça, calúnia, injúria, difamação, pensão alimentícia, cobrança indevida, entre outras situações.

A atuação da Equipe de Prevenção e Mediação de Conflitos Comunitária está fundamentada no Decreto Municipal nº 29.911 de 05 de Setembro de 2016, que “Estabelece a estrutura e regula as atividades do Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves (CRDH-MA), no Município do Recife. “O objetivo é a articulação de políticas públicas no âmbito municipal. Com isso, são desenvolvidas ações e estratégias de prevenção que garantam os direitos dos cidadãos, embasadas na construção de uma cultura de paz”, explica a psicóloga de mediação de conflitos, Ana Cristina Chagas.

Dia Internacional da Paz - Esta é uma iniciativa mundial que foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas em 1981 e foi comemorada pela primeira vez em setembro de 1982, com objetivo de levar as pessoas a sensibilizarem-se para a necessidade da paz no mundo.  Desde então são promovidas ações que tenham como resultado o fim dos conflitos entre povos e a consagração da paz mundial.

 

Programação:

20/09/2019 – FLASH MOB, PLANTÃO DOS NUCLEOS DE MEDIAÇÃO E PLANTÃO JURIDICO

Local: PRAÇA DO DERBY

Av. Gov. Agamenon Magalhães/Recife

Horário: 8 às 11h30

Descrição da Ação :Sensibilização dos transeuntes, motoristas, pedestres com faixas, material de divulgação, distribuição de material de campanha. A sensibilização será realizada de forma intergeracional com participação de alunos da rede municipal, pessoas idosas e Mediadores de Conflitos Comunitários e da Escola Pernambucana de Circo.

 

23/09/2019 – PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER E FEMINICÍDIO

Local: Núcleo de Mediação de Conflitos de Nova Descoberta

Alto Rita Antônio Felix, 105 – Nova Descoberta – Recife/PE

Horário:10 às 12h

Descrição da Ação: sensibilização comunitária sobre temática especifica, a partir de demanda oriunda da comunidade.

 

24/09/2019 – FEIRA DE CIDADANIA E SERVIÇOS COMUNITÁRIOS

Local: Núcleo de Mediação de Conflitos de Ibura de Baixo

Rua Demerval Lobão, 369 – Ibura de Baixo – Recife/PE

Horário:8 às 12h

Descrição da Ação: A ação visa sensibilizar a comunidade sobre a importância e os serviços oferecidos pelos Núcleos de Mediação, na perspectiva do acolhimento, encaminhamento e o referenciamento dos serviços de Prevenção e Mediação de Conflitos existentes na Cidade do Recife, em prol da garantia dos direitos conhecendo e exercendo a sua cidadania. Trata-se de uma ação relacionada ao Programa Direitos Humanos nos Bairros, como objetivo de valorizar a cidadania, proporcionar momentos de lazer, bem-estar e entretenimento e cuidado com a comunidade

 

24/09/2019 – PALESTRA SOBRE EMPREENDEDORISMO PARA MULHERES

Local: Núcleo de Mediação de Conflitos de Ibura de Cima

Rua Sargento Virgilio, 92 – Ibura de Cima – Recife/PE

Horário:14 às 16h

Descrição da Ação: sensibilização comunitária sobre temática especifica/, com demanda oriunda da comunidade.

  

27/09/2019–  VIVENCIAR DIA DO MEDIADOR DE CONFLITOS COMUNITÁRIO

Local: Clube  Sindsprev

Horário:10 às 16hs

Descrição da Ação: Ação com objetivo de proporcionar um momento de diversão e lazer para os mediadores de conflitos comunitários que fazem parte dos núcleos de mediação de conflitos acompanhados pela Equipe de Prevenção e Mediação de Conflitos Comunitária. (Atividades de lazer, cuidado e bem estar) Espaço com Piscina, recreação, atividades lúdicas e de autocuidado.