Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 19.09.19 - 15h18

Recife celebra o Dia Mundial Sem Carro, neste domingo (22)

img_alt

A Prefeitura do Recife realiza uma série de atividades com o intuito de chamar atenção para a mobilidade consciente e sustentável (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Já virou rotina aproveitar os finais de semana curtindo os atrativos turísticos e espaços culturais da cidade. Neste domingo (22), data em que é celebrado o Dia Mundial Sem Carro, a Prefeitura do Recife oferta uma série de opções de lazer para pessoas de todas as idades. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que fica ativa todos os domingos e feriados nacionais, das 7h às 16h, terá algumas intervenções provocando a reflexão sobre a mobilidade consciente e sustentável e o respeito aos ciclistas e pedestres.

Além da entrega de manuais para ciclistas, atrações culturais e atividades físicas, também vai ter passeio turístico guiado de bike ofertado pelo Olha! Recife. A programação é da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, com apoio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

As três rotas da Ciclofaixa de Turismo e Lazer somam 36,5 km e convergem na Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife. Lá, a partir das 7h, o Caminhão da Malhação vai promover aulão de dança para pessoas de todas as idades. A partir das 9h vai ter muito frevo ao som de uma orquestra. No Marco Zero terá ainda um mini circuito de bike direcionado ao público infantil. 

A Trupe da CTTU estará dividida entre o Marco Zero e o Segundo Jardim de Boa Viagem, realizando intervenções educativas. Materiais de divulgação e orientação para os ciclistas, além de bandeirinhas para decorar as magrelas, também estarão sendo distribuídos no percurso.

Para quem prefere um passeio em grupo, basta pegar a sua bicicleta e se juntar ao grupo do Olha! Recife, que fará um tour guiado, saindo às 9h da Capela do Parque da Jaqueira. O roteiro será por Casa Amarela, passando pelo Mercado Público do bairro, Igreja do Bom Jesus, sede do América Futebol Clube, Bodega do Artur (uma mercearia típica dos anos 50) e pela casa que deu nome ao bairro. O tour conta com um guia de turismo e é gratuito. É solicitado apenas a doação de uma embalagem (de qualquer tamanho) de leite em pó que será doado para uma instituição de caridade. Este e outros passeios são divulgados pelo site www.olharecife.com.br.

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO - O passeio ciclístico realizado em parceria com a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer faz parte de um conjunto de ações realizadas pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) em alusão à Semana Nacional do Trânsito de 2019, que traz como tema "No trânsito, o sentido é a vida". Serão realizadas várias atividades que envolvem diversos setores da CTTU - engenharia de trânsito, fiscalização, educação - empenhados na promoção de uma mobilidade consciente e sustentável, que respeite, principalmente, os pedestres e ciclistas. Durante os dias 18 e 25 de setembro, a Trupe da CTTU visitará escolas para atividades educativas sobre o trânsito, além de ações de orientações nos principais corredores da cidade sobre segurança viária.