Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 20.09.19 - 10h42

CTTU monta esquemas especiais de trânsito para acompanhar eventos neste fim de semana

Ao todo, mais de 200 agentes de trânsito acompanharão as programações para garantir a segurança viária do público no evento
 
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou esquemas especiais de trânsito para os eventos que acontecerão nesta sexta (20), no sábado (21) e no domingo (22). Além do show de Bon Jovi, cuja operação pode ser acessada aqui, haverá, também, eventos esportivos e a Parada da Diversidade em Dois Unidos. Ao todo, um efetivo com mais de 200 agentes de trânsito será destacado para acompanhar as programações. Além disso, a Central de Operações de Trânsito (COT) estará de plantão por 24h monitorando os principais corredores viários da cidade.

Nesta sexta-feira (20), acontecerá o jogo de futebol entre Sport e América Mineiro, às 21h30, na Ilha do Retiro. A operação terá início às 19h e será montada no entorno do estádio Adelmar da Costa Carvalho com o objetivo de garantir o deslocamento seguro dos pedestres, assim como a fluidez do tráfego. Uma equipe com agentes de trânsito foi destacada para atuar no local até a dispersão total do público, prevista para acontecer por volta da 1h. Os agentes da Autarquia vão monitorar pontos como a Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, Estrada dos Remédios, Túnel Chico Science e o cruzamento entre Avenida Governador Agamenon Magalhães e a Rua Paissandu. Inicialmente, apenas a Rua Tabaiares, que dá acesso ao estádio, será bloqueada. No entanto, os bloqueios poderão ser ampliados a depender da necessidade.

No sábado (21), das 6h às 7h, acontecerá a 5ª Corrida e Caminhada do Cavouco. O público fará a concentração na Academia da Cidade do Cavouco e seguirá pela Avenida Mário Álvares Pereira de Lyra e darão duas voltas ao redor do Canal do Cavouco. Os bloqueios serão itinerantes, ou seja, serão feitos e desfeitos de acordo com a passagem do público.

Também no sábado (21), a partir das 6h, acontecerá uma romaria em direção à Basílica de Nossa Senhora do Carmo. A caminhada vem do município de Olinda e a CTTU acompanhará o percurso a partir da Avenida Cruz Cabugá, próximo ao Shopping Tacaruna. Os fiéis seguirão pela Rua do Hospício, Avenida Conde da Boa Vista, Avenida Dantas Barreto até o Pátio do Carmo. Os bloqueios serão itinerantes e a previsão de término é para as 9h.

Outro festejo religioso acontecerá no sábado (21), a partir das 15h. A Procissão de Nossa Senhora do Carmo sairá do Pátio do Carmo fazendo o seguinte percurso: Pátio do Carmo, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Ponte Princesa Isabel, Rua da Aurora, Rua João Lira, Rua do Hospício, Rua Princesa Isabel, Ponte Princesa Isabel, Rua do Sol, Avenida Guararapes, Avenida Dantas Barreto e, novamente, no Pátio do Carmo. Os bloqueios também serão itinerantes e a previsão de término do evento é às 19h.

No domingo (22), acontecerá a II Corrida Via Mangue Run, cuja concentração será no Walmart da Rua Padre Carapuceiro. A via Mangue será bloqueada no sentido Centro. Quem desejar sair da Zona Sul em direção ao Centro poderá acessar as avenidas Boa Viagem e Conselheiro Aguiar. Os bloqueios terão início às 6h com previsão de término às 12h.
 
Outro evento que acontecerá no domingo (22) será a Caminhada Eu Abraço uma Vida, a partir das 7h. O público sairá do Quartel do Derby e seguirá pela Praça do Derby, Avenida Carlos de Lima Cavalcante, Avenida Conde da Boa Vista, Rua da Aurora, Rua Princesa Isabel, Ponte Buarque de Macedo e Avenida Rio Branco. Os bloqueios serão itinerantes e a previsão de término é às 10h. 

Ainda no domingo (22),  a partir das 15h, acontecerá a Parada da Diversidade de Dois Unidos. A concentração será no Terminal de Dois Unidos, de onde o público seguirá para Avenida Hidelbrando de Vasconcelos até a Padaria Pan Estrela. Durante a caminhada, os bloqueios serão itinerantes. Um palco será montado na Travessa Delmiro de Barros, por isso, os veículos serão desviados para Rua Bacharel Severino Torres. A previsão de término dos bloqueios é às 20h.

RECOMENDAÇÕES – A CTTU aconselha que o cidadão chegue cedo aos eventos para evitar retenções e corre-corre. Os condutores também devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista pode receber multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH).