Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 20.09.19 - 11h02

PCR vacina cachorros e gatos da Zona Sul do Recife neste sábado (21)

img_alt

A Secretaria de Saúde do Recife já vacinou 115 mil cães e gatos nos dois primeiros dias de vacinação contra raiva (Foto: Cortesia)

 

A Prefeitura do Recife encerra a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal neste sábado (21), quando serão imunizados os cachorros e gatos da Zona Sul do Recife (distritos sanitários 6 e 8). Nos dois primeiros dias da campanha, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife vacinou 115 mil cães e gatos da Zona Norte, Zona Oeste e do Centro da cidade. Este ano, a campanha foi dividida em três dias, por áreas.

Entre os 100 postos de vacinação que serão montados neste sábado estão locais como a Pracinha de Boa Viagem, Parcão do Centro Esportivo Santos Dumont, Academia da Cidade da Lagoa do Araçá (Imbiribeira) e Terminal de Ônibus do Jordão alto, além de pontos próximos a escolas e postos de saúde. A lista completa com os pontos de vacinação que funcionarão das 8h às 17h deste sábado está disponível AQUI.

A meta da Vigilância Ambiental do Recife é vacinar um total de 180 mil animais na capital pernambucana. Em 2018, a Sesau Recife vacinou mais de 132 mil cães e 55 mil gatos.

A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida dos animais ao ser humano) muito grave, que é quase 100% letal tanto para as pessoas quanto para os animais que têm seu sistema nervoso central afetado. A campanha é garantida pelo SUS porque o objetivo é atingir o ciclo humano. Os animais precisam tomar a vacina antirrábica todo ano para garantir a proteção deles e, consequentemente, da população humana.

Durante o resto do ano, fora do período de campanha, os moradores do Recife podem vacinar cães e gatos contra a raiva no Centro de Vigilância Ambiental (CVA), em Peixinhos, e no Hospital Veterinário do Recife, no Cordeiro, além dos postos fixos localizados nas sedes dos oito distritos sanitários. Moradores de outros municípios devem procurar as Secretarias de Saúde de suas cidades.