Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 20.09.19 - 11h25

PCR lembra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, neste sábado(21)

img_alt

Serão divulgados serviços, políticas públicas e os direitos que asseguram a inclusão dessas pessoas (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

No próximo sábado (21), das 9h às 12h, a Prefeitura do Recife realizará um ato para sensibilizar a sociedade em relação ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. A ação inclui distribuição de materiais informativos sobre os órgãos e serviços para atendimento às pessoas com deficiência, além das políticas públicas que asseguram a inclusão dessas pessoas e seus direitos estabelecidos em lei. O ato acontecerá no semáforo das imediações do Projeto Praia Sem Barreiras (instalado no Posto 7, altura da rua Bruno Veloso, em Boa Viagem, para banho de mar assistido com cadeiras anfíbias).

A ação é uma iniciativa da Gerência da Pessoa com Deficiência juntamente com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Com Deficiência do Recife – COMUD/Recife e visa, além de esclarecer a população, dar visibilidade a essa parcela da população recifense. Entre os serviços disponibilizados para a população estão o Projeto Praia Sem Barreiras, atendimento na Rede de Saúde do Recife com equipamentos adaptados – mamógrafo móvel e camas ginecológicas adaptadas.

Segundo o censo realizado no ano de 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, existem cerca de 431.359 pessoas com deficiência no município do Recife, o equivalente a 28% da população total da cidade.

Criação da data - O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado, no Brasil, em 21 de setembro. Oficialmente, esta data foi criada a partir da Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, mas já era celebrada a nível extraoficial desde 1982. A data foi criada com a proposta de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento dos meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, ressaltando a importância da divulgação da luta dessas pessoas no processo de reconhecimento dos seus direitos e do exercício de sua cidadania.

Serviços para a Pessoa com Deficiência:

A Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife atendeu mais de 3.600 pessoas em cerca de 150 oficinas sobre os direitos das pessoas com deficiência, desde 2013. A Gerência também apoia as ações de outras secretarias da Prefeitura do Recife voltadas ao segmento, como a requalificação e desobstrução de calçadas, a Política Municipal de Saúde Integral das Pessoas com Deficiência e os serviços de saúde adaptados para as necessidades desse público, as atividades na área de educação inclusiva, os Jogos Paralímpicos do Recife, os mutirões de empregabilidade para pessoas com deficiência etc.

 

Praia sem Barreiras

Uma das principais ações para as Pessoas com Deficiência é o Projeto Praia sem Barreiras, que proporcionou banho de mar assistido a mais de 8 mil pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, além de seus familiares e cuidadores, desde março de 2013. O Praia sem Barreiras é um dos projetos que integram o programa Turismo Acessível, da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), que é executado na capital pernambucana pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, em parceria com a Universidade Maurício de Nassau (Uninassau).

O projeto oferece semanalmente banho de mar assistido através de cadeiras de rodas anfíbias e esteiras removíveis que garantem o acesso à faixa de areia das pessoas com deficiência, de sexta a domingo e nos feriados, das 8h às 13h. Tudo é acompanhado por monitores e uma equipe técnica especializada, formada por fisioterapeutas, psicólogos e cuidadores. O acesso à área do projeto, localizada na altura da Rua Bruno Veloso, do posto 7, acontece através de esteiras especiais para uso de cadeiras de rodas. Para garantir a autonomia de quem quer participar das atividades, as calçadas são acessíveis e foram instalados semáforos sonoros no entorno da arena do projeto.

 

Taxista Acessível

A Prefeitura do Recife lançou, em 2018, a campanha Taxista Acessível, com o objetivo de sensibilizar os taxistas em relação às necessidades dos passageiros com deficiência, sobretudo dos usuários de cadeiras de rodas e dos cegos que são acompanhados por cão-guia. Mais de 370 condutores foram capacitados. A campanha é uma parceria da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH), com apoio do Shopping Recife, do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco (Sindtáxi), da Cooperativa Metropolitana de Taxistas (Metrotáxi) e da Cooperativa dos Taxistas do Shopping Recife.

A capacitação foi ministrada pela Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife, ligada à SDSJPDDH, visando promover uma mudança de atitude dos taxistas em relação à prestação dos serviços para as pessoas com deficiência. Além de aulas sobre a legislação, também faz parte da grade simulações de atendimento com a participação de usuários de cadeira de rodas e pessoas acompanhadas de cão-guia.

 

Saúde

De acordo com a Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura do Recife disponibiliza mais de 25 serviços de referência para reabilitação de pessoas com deficiência, em todos os distritos sanitários. Um deles é a Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPAE) Deputado Antônio Luiz Filho, localizada no bairro no Arruda, que dispõe de atendimento de reabilitação motora com fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Outro serviço voltado à saúde das pessoas com deficiência é o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Policlínica Lessa de Andrade, que atende crianças de 0 a 3 anos com risco e/ou atraso no desenvolvimento neuro-psicomotor.

Na área de Saúde Bucal, os oito Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) localizados dentro de Unidades Básicas e Policlínicas da rede municipal de saúde são adaptados para as pessoas com deficiência.

Para atender adequadamente as mulheres com deficiência física ou mobilidade reduzida, macas ginecológicas automáticas, projetadas para acomodar confortavelmente as usuárias, estão instaladas na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro; na Policlínica e Maternidade Barros Lima, em Casa Amarela; na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena; na Maternidade Bandeira Filho, em Afogados; e no Centro de Saúde Ivo Rabelo, na Cohab.

Além da mesa ginecológica, o Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, dispõe também de mamógrafo adaptado para as mulheres com deficiência realizarem seus exames.