Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 20.09.19 - 13h13

Painel humano formado por 500 crianças marca Mobilização Global pelo Clima no Recife

img_alt

Presidente do ICLEI América do Sul, prefeito Geraldo Julio convocou as 75 cidades filiadas para a Mobilização e participou do ato no Recife na manhã desta sexta-feira (20) (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

“Todos os dias o planeta dá sinais de que precisamos habitá-lo de uma maneira diferente, trata-lo de uma maneira melhor e mais responsável”. Foi com essas palavras que o prefeito Geraldo Julio destacou a participação do Recife na Mobilização Global pelo Clima, realizado na manhã desta sexta-feira (20), na Praça da República, no bairro de Santo Antônio. Cerca de 500 alunos da Rede Municipal de Ensino reforçaram o coro em prol do meio ambiente e se juntaram a 125 países e milhares de pessoas que foram às ruas hoje para sensibilizar a sociedade sobre a emergência do assunto. Juntas passaram o recado na forma de um painel humano com a frase "Salvem o Planeta".

Presidente para a América do Sul do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, o prefeito Geraldo Julio convocou as 75 cidades signatárias no continente para aderirem a ação. Durante a mobilização, o gestor também destacou as ações que o Recife tem realizado em relação às mudanças climáticas. “Desde o início da gestão firmamos um acordo para diminuir as emissões de gases do efeito estufa e criamos um plano de redução das emissões desses gases, que já deu resultados. Também acabamos de fazer uma Maratona Verde onde plantamos 10 mil árvores em apenas uma semana junto com a população”, afirmou o prefeito.

Na mobilização desta manhã na Praça da República, onze escolas da rede de municipal de ensino participaram de uma série de ações como apresentação de Rap, com letra criada pelos próprios estudantes e exposição fotográfica, com registros de trabalhos feitos em sala de aula. As atividades culminaram na formação de um painel humano em que, juntos, eles ficaram dispostos em pé ao lado uns dos outros de maneira a construir a frase ‘Salve o Planeta’, chamando a atenção da população para o dia.

Para aluna Kauanny Vitória do 6° ano, da Escola João 23, uma das cantoras a  apresentar o Rap, o dia é muito especial. “Hoje é um dia para conscientizar as pessoas que o meio ambiente é muito importante e que não se deve jogar lixo nas ruas. Isso reflete na poluição dos rios e até na morte de tartarugas marinhas. Eu tento fazer minha parte de alertar sobre como ações erradas, podem prejudicar o meio ambiente”, contou a estudante.

A programação continuou em outros locais do Recife. No Centro de Convivência do Jardim Botânico do Recife, às 10h aconteceu uma Mesa Redonda, com o tema: Recife Resiliente – Trilhando caminhos à luz do ODS 13, que teve como objetivo discutir as medidas para combater as mudanças climáticas.

Sobre a Mobilização Global Pelo Clima – A mobilização que acontece durante todo o dia de hoje, 20 de setembro, em defesa do ambiente está sendo convocada em 125 países, por milhares de organizações, redes internacionais, coletivos locais, grupos de cidadãos, entre outros. Presidente do ICLEI na América do Sul, o prefeito Geraldo Julio enviou comunicado para 75 cidades signatárias da rede para que promovam ações que chamem atenção para o aquecimento do planeta

As “greves” pelo clima são um fenômeno recente e em rápida expansão. Um movimento precursor ocorreu às vésperas da Conferência sobre o Clima em Paris, em novembro de 2015. Em mais de cem países, cerca de 50 mil pessoas foram às ruas, defendendo bandeiras que articulavam o ambiental com o social. Havia, então, três reivindicações básicas: redução drástica do uso de combustíveis fósseis, desenvolvimento de fontes energéticas alternativas e garantia dos direitos dos refugiados climáticos. Porém, em 2018, foi desencadeada uma nova cena por uma garota sueca chamada Greta Thumberg, então com 15 anos. Em agosto do ano passado, Greta iniciou um protesto pessoal. Durante as três semanas que precederam as eleições legislativas de seu país, ela dirigiu-se todos os dias ao Parlamento, no horário de aulas, portando um cartaz onde se lia “greve estudantil pelo clima”. Passado o pleito, anunciou que manteria a ação todas as sextas-feiras, e denominou-as Fridays for Future.