NOTÍCIAS

Saúde | 20.09.19 - 15h11

UPAE do Arruda promove ação do Setembro Amarelo

img_alt

Os funcionários da unidade participaram de uma dinâmica integrativa (Foto: Cortesia)

 

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês em que se realiza uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, a UPAE do Arruda promoveu, nesta sexta-feira (20), uma vivência com seus funcionários. A ação foi conduzida pela psiquiatra Dora Falcão, especialista em psicoterapia corporal e análise bioenergética.

Reunidos em grupo, os funcionários participaram de dinâmicas variadas, com a utilização de música e outras expressões sonoras e corporais. “O objetivo é o acolhimento de pessoas que tenham conflitos emocionais, encouraçados no corpo. Isso faz com que as pessoas adoeçam. Trabalhamos com a escuta, sobretudo, estimulando para que o corpo fale. E, quando ele se expressa, ele melhora”, explicou a psiquiatra.

“Nossa ideia foi concentrar na promoção da saúde dos nossos colaboradores, numa perspectiva preventiva. Criar um ambiente em que eles se sintam seguros e confiantes”, explicou a coordenadora geral da UPAE, Adriana Bezerra. A vivência durou cerca de uma hora e, ao final, os colaboradores demostraram satisfação. “Achei um trabalho novo e diferente. Conseguimos focar na solução dos nossos problemas e na transformação da nossa vida”, destacou Ezany Cruz, auxiliar administrativa da unidade.

“Foi uma maravilha. Muito gratificante”, complementou Ralph Andrade, encarregado de serviços gerais. A organização da ação foi da equipe de Psicologia da UPAE do Arruda, sob a coordenação das psicólogas Laura Ferraz e Ailza Karla Araújo

Unidade da Prefeitura do Recife, a UPAE do Arruda está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco