Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 23.09.19 - 18h30

Competições esportivas dos Jogos da Pessoa Idosa animam os atletas da terceira idade

img_alt

Disputas acontecem até a quarta-feira (25), no Compaz Ariano Suassuna, com 13 modalidades adaptadas. (Foto: Maurício Ferry/Seturel)

 

Dona Fátima Guenes Vidal era só animação, na manhã desta segunda (23), primeiro dia das competições esportivas dos Jogos da Pessoa Idosa, que acontecem no Compaz Ariano Suassuna. Enquanto a equipe de seu grupo, o Alegria de Viver, jogava vôlei na quadra, ela filmava, torcia, comemorava cada ponto e empurrava os colegas para a vitória. “Bom demais estar aqui. Participar das competições é muito importante. Ficar ocioso é a pior coisa que pode acontecer a um idoso, e o evento proporciona a oportunidade para evitar isso”, afirmou.

Os 12º Jogos da Pessoa Idosa do Recife são realizados pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos. O tema deste ano é “Viver a cultura pernambucana na velhice é o melhor presente da vida”. As competições esportivas adaptadas acontecem até a quarta (25), a partir das 8h, sempre no Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro.

As disputas acontecem em 13 modalidades: Voleibol, Basquete, Handebol, Futsal, Hóquei, Golfe, Boliche, Dominó, Dama, Estafeta, Arremesso de Pelota, Acerte o Alvo e Arco. “É uma atividade muito boa para nossa idade. Ficar em casa sem fazer nada é ruim demais para a saúde”, avaliou Josemar Batista, enquanto participava das disputas de boliche. Ao seu lado, Pedro Castro brincou: “É bom pra paquerar também!”. Ambos fazem parte do Grupo Cabanga. “Estamos aqui para participar de tudo. É só chamar! Gostamos também de fazer atividades ao longo do ano”, complementou Pedro.

Os 12º. Jogos da Pessoa Idosa bateram recorde de participação este ano, com 1050 inscritos, 10% a mais do que em 2018. Na quinta (26), a partir das 14h, é a vez da mostra artístico-cultural, às 14h, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Os 33 grupos de idosos farão apresentações dentro do tema do evento, divididos em blocos com temáticas indígena, portuguesa, afrodescendente e espanhola, na forma de danças, poesias, teatro e jogral. A caminhada movimenta o Bairro do Recife, às 8h do domingo (29), com saída no Marco Zero. E a festa de encerramento e premiação está marcada para as 14h do dia 8 de outubro, às 14h, no Clube Português.