Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 23.09.19 - 21h02

Prefeito visita Rua do Príncipe com passeios revitalizados pelo Calçada Legal

img_alt

Projeto Calçada Legal tem o objetivo de requalificar 134 km de passeios públicos no Recife. Na Rua do Príncipe, intervenção está em fase de conclusão e foi executado seguindo as diretrizes do Plano Centro Cidadão, elaborado em parceria com a Unicap (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A Rua do Príncipe está ficando de cara nova. Calçadas espaçosas, bem cuidadas e com acessibilidade oferecendo mais conforto e segurança, já podem ser aproveitadas pelo recifense. O prefeito Geraldo Julio visitou na tarde desta segunda-feira (23) a via que teve um investimento de R$ 1,5 milhão, dentro do Programa Calçada. Após a vistoria, Geraldo Julio participou da inauguração da Escola Internacional de Engenharia na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Além do prefeito estiveram presentes a governadora em exercício de Pernambuco, Luciana Santos, o reitor da Unicap Padre Pedro Rubens e Olivier du Bourblanc, diretor-geral adjunto do Instituto Católico de Artes e Ofícios (ICAM), da França.

Na vistoria o prefeito destacou que intervenções como a da Rua do Príncipe estão acontecendo por toda a cidade. “Nós temos áreas importantes da cidade onde o novo formato de calçadas está sendo implantado. Um deles no Parque da Jaqueira, onde o gradil foi recuado. Hoje estamos aqui numa grande parceria feita com a  Universidade Católica, de Pernambuco na pessoa do Reitor Padre Pedro. Ele que teve a visão clara de que precisava melhorar o espaço público no entorno da universidade, permitindo que nós pudéssemos fazer essa obra, um exemplo de intervenção pública”, destacou.

As obras seguiram as diretrizes do Plano Centro Cidadão, elaborado em parceria entre a Prefeitura do Recife e a Unicap. O projeto foi executado pela Autarquia de Urbanização (URB). As intervenções compreenderam as ruas Nunes Machado e Bispo Cardoso Ayres, e o cruzamento com a Rua do Hospício. Os equipamentos receberam desde novas faixas de travessia de pedestres, paisagismo, nova iluminação e pavimentação executada em materiais antiderrapantes. O destaque é o recuo na calçada do Liceu Nóbrega que permitiu o alargamento de 5 metros para a implantação de uma área de apoio para os frequentadores da região e usuários de transporte coletivo.

O secretário de Infraestrutura do Recife, Roberto Gusmão pontuou as intervenções que o projeto Calçada Legal já realizou. “São 134 quilômetros que o projeto vai percorrer e já estamos no quinto lote de calçadas. Esperamos que até o final do ano que vem, dos doze lotes que pretendemos fazer, sejam entregues”, afirmou.

Na rua do Príncipe, por meio de uma parceria com o Consórcio Grande Recife, o antigo abrigo para coletivos foi substituído por dois conjuntos de paradas seletivas, permitindo uma melhor distribuição das linhas de transporte público. Já as calçadas da via foram alargadas em 1,20m possibilitando a acessibilidade sem necessidade de retirada das árvores existentes e o comercio informal realocado para um espaço cedido pela universidade. 

Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, falou sobre a importância da parceria e do equipamento para a população. “Nós entendemos que como a maioria das cidades brasileiras, a nossa está imobilizada e a guerra entre o público e o privado não tem solução. Tem que haver um acordo. Sabemos que o poder privado também tem que repensar seus espaços. Essa intervenção é um exemplo, mas temos que buscar melhorar ainda mais os equipamentos públicos”, destacou o reitor. 

A psicóloga Patrícia Barros foi uma das entusiastas das novas mudanças da Rua do Príncipe. “Acho que todas as alterações foram muitos boas. A via ficou mais ampla, mas estruturada e organizada. O corredor para os passageiros ficou mais acessível, menos apertado e consequentemente ficou com o aspecto mais bonito”, contou Patrícia.

O programa Calçada Legal prevê a requalificação dos passeios públicos dos principais corredores viários da cidade. O projeto foi lançado em 2017 e, atualmente, está requalificado as calçadas de 16 vias da cidade. São R$ 105 milhões investidos na requalificação de 134 km de calçadas e 56.300 m² de largos. As obras, que devem seguir até 2020.

PLANO CENTRO CIDADÃO - A requalificação da calçada da Rua do Príncipe faz parte de um trabalho construído em cooperação com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e a Secretaria de Planejamento Urbano do Recife, o Plano Centro Cidadão. O plano tem por objetivo criar um novo conceito de integração entre espaços públicos e privados promovendo, assim, melhoria da qualidade urbana. Suas diretrizes tomam por prioridade a relação das pessoas com a cidade. 

ESCOLA INTERNACIONAL - O prefeito Geraldo Julio também participou da inauguração da Unicap-Icam Internacional School, parceria pioneira entre a Universidade Católica de Pernambuco e o Instituto Católico de Artes e Ofícios (ICAM) na França, que irá oferecer o primeiro curso de graduação em Engenharia da Complexidade do Brasil. O objetivo é inovar métodos e currículos, criando um novo ambiente de aprendizagem e de relação com as empresas, com base na qualidade acadêmica e visando a excelência humana, conforme a pedagogia jesuíta comum às duas instituições. Na ocasião, foi feita a inauguração da sede do curso, no casarão histórico onde a Católica teve inicio. O espaço, chamado agora Pavillhão Maker, passou por reforma, preservando suas características originais.