Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 30.09.19 - 20h40

Outubro Rosa no Recife terá o dobro de vagas no mamógrafo móvel e ações de conscientização

img_alt

A Prefeitura do Recife disponibilizará 3.600 exames no mamógrafo móvel e mamografias sem necessidade de encaminhamento ou marcação no Hospital da Mulher, em alguns dias do mês (Fotos: Ikamahã/ArquivoSesauPCR)

 

Para marcar o Outubro Rosa e alertar as mulheres sobre a importância de se prevenir contra o câncer de mama, a Prefeitura do Recife vai ofertar o dobro de vagas de exames no mamógrafo móvel da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife e vai realizar mamografias sem necessidade de encaminhamento ou marcação no Hospital da Mulher do Recife (HMR) em alguns dias do mês. Além disso, a PCR promoverá a 1ª Corrida Outubro Rosa, lançará campanha e ainda discutirá o tema em seminários, palestras e rodas de diálogo nos mais diversos lugares da cidade. A programação do Outubro Rosa CLICANDO AQUI e o cronograma do mamógrafo móvel estão disponíveis AQUI. 

Ao longo do mês, circularão pela capital pernambucana dois caminhões equipados com o mamógrafo móvel da Sesau, que percorrerão mais de 40 locais e disponibilizarão 3.600 vagas para realização do exame das mamas - praticamente o dobro do que é ofertado normalmente. Em média, serão 160 vagas por dia. A mamografia é o único exame que apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade do câncer de mama.

Nesta terça-feira (1º), das 8h às 16h, um dos mamógrafos estará estacionado no térreo do edifício-sede da Prefeitura, onde também haverá palestras, testes de glicemia e de pressão arterial, até 12h. Para fazer o exame, não é necessário fazer agendamento, mas as mulheres devem ser moradoras do Recife e devem ter entre 50 e 69 anos (faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde). É necessário levar documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. 

O itinerário dos caminhões do mamógrafo móvel pode ser conferido no site da Prefeitura do Recife.As mulheres poderão ser atendidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. O resultado do exame é entregue em até 30 dias na unidade de saúde onde o veículo ficou estacionado ou naquela mais próxima ao local da ação. Quem está fora da faixa etária e precisa fazer a mamografia deve procurar a unidade de saúde de referência para pegar um encaminhamento. 

HOSPITAL DA MULHER - No Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, serão realizadas mamografias de forma espontânea, sem necessidade de encaminhamento ou marcação, nesta terça-feira (1º), assim como nos dias 28 a 31 de outubro. Em cada um dos dias, serão oferecidas 30 vagas (15 pela manhã e 15 à tarde). O atendimento acontecerá por ordem de chegada.

Além disso, no dia 27, acontecerá a 1ª Corrida Outubro Rosa, no estacionamento do HMR. O percurso é de cinco quilômetros, e os três primeiros colocados de cada categoria receberão medalhas e bicicletas.  As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 10, na própria unidade, e custam R$ 30.

SEMINÁRIO - Na tarde desta terça (1º), às 14h, a Secretaria de Saúde do Recife realiza o seminário “Enfrentamento ao câncer de mama na Atenção Básica: diagnóstico precoce e coordenação do cuidado”. Voltado a cerca de 150 profissionais da rede municipal de saúde, o evento abordará o cenário epidemiológico da doença no Recife, além de passar orientações sobre ações de rastreamento e de cuidado às mulheres diagnosticadas com este tipo de câncer. O encontro será no auditório do 15º andar do edifício-sede da Prefeitura.

No mesmo lugar, no dia 18, às 10h, a Secretaria da Mulher do Recife promove a palestra "Câncer de mama: da prevenção à reconstrução". O palestrante será o médico Darley Ferreira, chefe do serviço de Mastologia e reconstrução mamária do Hospital Barão de Lucena.

DADOS - Segundo a Organização Mundial de Saúde, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres, excetuando-se os casos de pele não melanoma, e representa 25% do total de casos de câncer femininos no mundo. A doença caracteriza-se por ser um tumor resultante da multiplicação de células anormais da mama. Há vários tipos de câncer de mama e alguns evoluem rapidamente; outros não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado no início.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), somente para este ano, no Recife, são previstos mais de 700 novos casos de câncer de mama. Para contribuir com o diagnóstico precoce e evitar o aumento desse número, a PCR disponibiliza mensalmente exames nos mamógrafos móveis, no Hospital da Mulher do Recife e em clínicas conveniadas. Desde 2013, já foram realizados mais de 320 mil exames desse tipo, sendo cerca de 17 mil apenas em 2019.

COMO IDENTIFICAR – As mulheres devem estar atentas às mamas, no dia a dia, para que possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Alguns sintomas podem ser nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Além de realizar periodicamente o exame clínico e a mamografia, adotar hábitos saudáveis, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de ter a doença. Amamentar também é um fator de proteção.