Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 01.10.19 - 21h27

Comdir aprova projeto de captação através do Fundo da Pessoa Idosa, para assistência oncológica

10% dos recursos captados serão destinados às ações da Política da Pessoa Idosa

 

No dia Internacional da Pessoa Idosa, nesta terça-feira (1°), na Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas (SDSJPDDH), o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – Comdir, em Reunião Ordinária, aprovou o Projeto do Hospital do Câncer (HCP) “Assistência ao Paciente Oncológico Idoso”, que prevê a captação de recursos, através do Fundo Municipal do Idoso. Do montante captado para o Fundo, 10% será destinado para as ações da Política Municipal do Idoso.

Nos próximos dias 03 e 04, quinta e sexta-feira, das 9h às 11h, na Sala de Música Nelson Ferreira, no Paço do Frevo, será realizada a oficina  “Play Music”, no Festival Rec`n Play, com o maestro Gil Amâncio. A inscrição para a participação será feita no local. “Como nos anos anteriores, a Prefeitura do Recife, através da Gerência da Pessoa Idosa, promove oficinas destinadas especialmente para esse público , buscando cada vez mais que elas façam uso do que oferece a tecnologia. Este ano, a oficina Play Music mostrará a possibilidade do uso do smarthfone como ferramenta para o canto”, disse a gerente da Pessoa Idosa do Recife, Cacilda Medeiros. Ela acrescenta que música é um componente importante para a manutenção da cognição e da memória. “Portanto, a oficina incentivará essa questão, além de fortalecer a autoestima dessas pessoas, uma vez que utilizarão o celular para outros usos como grande parte da população já utiliza”, completou . 

A programação do Outubro da Pessoa Idosa – Vivas para Velhice, que ofertará, durante todo o mês, serviços e atividades gratuitas para esse público, começou na manhã desta terça-feira (1°), com uma feira de serviços, que reuniu na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), onde várias instituições e voluntários. Foram ofertados à pessoa idosa atendimento de saúde – aferição da pressão arterial, glicose, orientações nas áreas nutricional, fisioterapia, entre outros assuntos -, atividades como dança circular e estética – corte de cabelo, maquiagem, manicure e pedicure. Um fórum também discutiu os temas “Aspectos biológicos, fisiológicos e psicossociais no envelhecimento”,  “Políticas de Saúde para a Pessoa Idosa” e “A Pessoa Idosa e seus direitos” . 

Dona Risoleta Silva, 82 anos, aproveitou para deixar a saúde em dia, conferindo a glicose e aferindo a pressão, além de fazer maquiagem. “Essas atividades são muito importantes para o idoso porque a gente sai de casa, se cuida, se comunica com outras pessoas e fica informado sobre dados para a melhoria da qualidade de vida”, disse Risoleta Silva que também participa do Coral de Idosos da Prefeitura do Recife. 

Campanha - Na segunda quinzena de outubro haverá o lançamento da Campanha do Comdir “Todo Futuro Tem Um Passado”, através de cartazes, nos ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife. Ainda serão realizadas (ver programação) oficinas, curso para cuidador  da pessoa idosa, uma feira de serviços – orientações sobre estímulo à memória, musicoterapia, fonoaudiologia - audição e deglutição -, avaliação nutricional, cuidados de enfermagem, fisioterapia – avaliação da coordenação motora -  e cuidados com a saúde, com a visão e saúde bucal, entre outros. 

Grupos De Convivência – A Gerência da Pessoa Idosa do Recife estimula o fortalecimento dos Grupos de Convivência da Pessoa Idosa. Mais de 70 grupos de todas as Regiões Político Adminstrativas (RPA) estão inscritos na Prefeitura do Recife. Várias atividades são realizadas por meio de encontros mensais com as coordenações dos grupos; oficinas, palestras, rodas de diálogos. Os idosos também são priorizados na participação de projetos municipais como a eleição do Rei e Rainha do Baile Municipal da Pessoa Idosa,  Projeto Navegar é Possível. A maioria das atividades desenvolvidas pelos grupos foca em tema como o cuidado com a saúde,  cultura, esporte e lazer,  busca por conhecimento, entre outros que tratam da melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa.

A data - O Dia 1º de outubro foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento. A População Idosa é a que mais cresce em todo o mundo. Em meados do século 21, estima-se que teremos 2,4 bilhões de Pessoas Idosas no planeta.  No Brasil, o dia 1 de outubro também representa a data em em que foi sancionada, em 2003, a lei Federal que instituiu o “Estatuto do Idoso”, ampliando os Direitos Fundamentais e de Cidadania da Pessoa Idosa, considerando o resultado como uma importante conquista para a população idosa e para a toda a sociedade.

            

Programação: 

DIAS 03 e 04, das 9h às 11h, na Sala de Música Nelson Ferreira, no Paço do Frevo

Oficina “Play Music”, no Festival Rec`n Play, com o maestro Gil Amâncio. 

Dia 08, das 14 as 18h, no Clube Português, Baile  “Vivas para a Velhice” e premiação  dos Jogos da Pessoa Idosa do Recife. 

Dia 23, às 14 horas na casa de Acolhida de Pessoas Idosas Ieda Lucena: tarde lúdica Vivas para a Velhice .

Dia 24, as 14 horas, na casa de Acolhida de Pessoas Idosas Porto Seguro: tarde lúdica Vivas para a Velhice .

Dia 29, das 8h30 as 12h30, no Compaz Eduardo Campos, Início da 2ª Capacitação Técnica em Cuidador/a de Pessoas Idosas