Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 02.10.19 - 13h07

Escola Antônio Farias Filho ganha novo Laboratório de Ciência e Tecnologia e requalificação completa

img_alt

Prefeito Geraldo Julio fez a entrega do novo Laboratório, o 5º do tipo instalado na rede municipal e da requalificação completa da escola que incluiu nova biblioteca e reparos na quadra poliesportiva. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Quadra poliesportiva, biblioteca, um Laboratório de Ciência e Tecnologia novos e uma mudança radical na infraestrutura. A Escola Municipal Antônio Farias Filho é a 15° unidade a ser totalmente requalificada pela Prefeitura do Recife e entrar em novo padrão de qualidade. Todo esse investimento faz parte do programa Escola do Futuro, que nos últimos cinco anos destinou mais de R$ 35 milhões em infraestrutura e programas pedagógicos. Nesta quarta-feira (2), o prefeito Geraldo Julio entregou a comunidade escolar de San Martin uma nova casa.

“O dia de hoje representa um futuro melhor, mais oportunidade na vida profissional e pessoal desses estudantes. Queremos que a escola vá além do conteúdo, que é fundamental, mas também na formação do cidadão, com a solução dos problemas, o trabalho em equipe, a liderança, o saber vencer e perder, mas tirar da derrota um aprendizado”, comentou o prefeito Geraldo Julio. “Continuamos o programa de requalificação de escolas e a instalação de novos laboratórios, pois queremos chegar a todas as escolas que têm os anos finais do ensino fundamental”, pontuou.

Com 830 alunos, distribuídos em anos iniciais, finais e EJA (Educação de Jovens e Adultos), a Antônio Farias Filho foi a quinta unidade da rede municipal de educação a receber o Laboratório de Ciência e Tecnologia. O equipamento permitirá que os alunos vivenciem o mundo da ciência e assim como os outros, o local funcionará em quatro quadrantes: Laboratório Convencional de Ciência Básica; Instrumentação Científica; Robótica e Programação e Espaço Maker. 

Para o secretário de Educação do Recife Bernardo D’Almeida, o momento é de felicidade. “Nosso sentimento é que estamos no caminho certo, expandindo nossa rede com novas escolas requalificadas e até final do ano, queremos entregar mais três unidade dentro do padrão Escola do Futuro. Com todas essas melhorias nossa meta é impactar nas aprendizagens dos estudantes e elevar os índices junto ao IDEB", apontou.

Entre as intervenções que a unidade recebeu, troca das instalações elétricas, aplicação de todo o revestimento cerâmico, requalificação da coberta e de toda parte hidráulica, pintura geral da unidade. A escola também ganhou uma biblioteca e quadra poliesportiva novos. A biblioteca, além da troca de móveis, recebeu um kit de 300 livros de literatura. Já na quadra as melhorias foram: novos refletores, recuperação da arquibancada, polimento do piso, pintura com demarcação e instalação de uma tabela de basquete, que antes não tinha. Houve, ainda, a recuperação da estrutura metálica e da coberta, e o muro foi substituído por gradil.

A gestora da escola Sandra Nascimento falou sobre o impacto das melhorias, na vida dos alunos. “Os estudantes estão muito alegres com todo esse movimento que esta acontecendo. É muito importante para o desenvolvimento deles e essa requalificação só veio agregar com todos os projetos nas áreas socioemocionais que estamos desenvolvendo”, destacou a gestora. A aluna Debóra Vitória do 9° ano, fez coro com a gestora. “Antes ficávamos muito em casa, agora passamos mais tempo na escola porque temos muitos projetos para participar. Os professores são bons, temos a quadra e a biblioteca para nos entreter”, pontuou.

Atualmente, a rede municipal do Recife conta com 311 unidades, já tendo climatizado cerca de 85% deste total. Nos últimos cinco anos, a Prefeitura do Recife entregou 13 creches e cinco novas sedes de escolas, com investimentos da ordem de R$ 35 milhões. Além de ter requalificado outras 14 unidades de ensino para o padrão da Escola do Futuro.

ASSUNTOS: