Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Lazer | 03.10.19 - 10h22

Hacker Cidadão 7.0 começa nesta sexta (04) e terá 32 mil reais em premiações

Maratona de Programação acontece no Porto Mídia dentro do Festival Rec´n´Play

 

A Maratona de Programação Hacker Cidadão chega à sua 7a edição dentro do Festival Rec´n´Play. Promovido pela Empresa Municipal de Informática da Prefeitura do Recife - Emprel, com apoio das Secretarias Municipais de Saúde e de Planejamento e Gestão, da ATI, da Secretaria Estadual de Saúde e do Governo do Estado, o evento está com inscrições esgotadas e acontece das 9h da sexta (04) até as 17h do sábado (05), no Porto Mídia, rua do Apolo 181.

Os temas deste ano são: “Redução de Acidentes em Transportes Terrestres” e “Melhorar a Vacinação da População”. As premiações podem chegar a R$32 mil, sendo 5 mil para as equipes vencedores e até 27 mil para pagamento de bolsas por um período de 3 meses para o grupo que queira dar continuidade às soluções desenvolvidas no evento. 

O Hacker Cidadão 7.0 propõe que participantes desenvolvam soluções inovadoras que proporcionem a redução de acidentes em transportes terrestres. O desafio consiste em propor soluções para coleta, integração, compatibilização, complementação, georreferenciamento e disponibilização dos dados referentes aos acidentes de transportes terrestres, desde o atendimento da vítima no local do acidente até sua entrada na rede hospitalar, tanto na cidade do Recife, como na região Metropolitana, facilitando o acesso e gerando informações qualificadas de modo que seja possível subsidiar os gestores públicos na proposição de intervenções e na orientação da população.

 Já o tema “Melhorar a vacinação da população” desafia os participantes a desenvolverem soluções de enfrentamento à atual crise de reaparecimento de doenças, antes extintas, devido ao crescimento de movimentos anti-vacinas. O desafio, é propor soluções para conscientização da população, apoio no processo e nas políticas públicas de vacinação, ampliação de percentual de cobertura de vacinação da população, divulgação das ações de vacinação e engajamento da população nas ações de vacinação.

A partir das temáticas apresentadas, as equipes terão que desenvolver de aplicativos mobile para Android e/ou IOS utilizando os dados do Portal Dados Abertos da PCR. Pode se fazer uso de computação cognitiva, inteligência artificial, design thinking, mineração de dados, entre outros métodos para criar as soluções.

 

Serviço

Hacker Cidadão 7.0

04/10/2019 (sexta-feira)- 9h- Abertura do Hacker Cidadão e início dos trabalhos
05/10 - Julgamento iniciando às 14h30 e definição dos vencedores.