Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Lazer | 03.10.19 - 10h25

Prefeitura do Recife promove vivência de grafite no Rec'n'Play

Atividade promovida pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife começa hoje às 13h na Rua Barbosa Lima

 

Um vivência de pintura em grafite durante o Rec´n´Play. Essa é a atividade desta quinta-feira (3) preparada pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, dentro da programação do Festival. A ação começa às 13h, na Rua Barbosa Lima e termina na Rua da Moeda, onde um grande painel será grafitado. A atividade faz parte do Programa Colorindo o Recife, que em 2017 virou Política Pública municipal de incentivo à arte urbana ao ar livre.

A cena do grafite na capital pernambucana é uma das mais fortes do Nordeste e tem evoluído muito nos últimos tempos. A Prefeitura do Recife vem implantando uma política pública voltada para este setor e o Colorindo o Recife hoje conta com mais de 60 artistas habilitados no Edital de Chamamento Público, fortalecendo a pintura em grafite. Equipamentos públicos vem ganhando cores, sendo preservados com as artes em grafite e valorizando a arte urbana na cidade. Além disso, as oficinas de pintura em grafite são uma novidade que incentiva a inclusão social, a cidadania, a rentabilidade e o conhecimento.

A proposta da vivência em grafite é a de pintar com o spray, conhecer técnicas de pintura em grafite, formas, mistura de cores. A coordenadora do Colorindo o Recife, Gianny Melo, vai apresentar o Projeto e tudo que ele tem transformado na cidade e Shell Osmo e Thabata são os grafiteiros que vão conduzir a oficina.

 

* ShelL Osmo
Leiloeiro da Rua
Graffiti • Intervenção urbana • Bodypaint •Tattoo
Coordenador Geral do Evento – Encontro Internacional de Arte Pão e Tinta
Faz parte do Coletivo Pão e Tinta
Curador de diversas exposições e eventos. 
Oficineiro 
* Tab – Thábata Marques
Grafiteira de Recife – faz intervenções urbanas desde 2012. Hoje em dia é membro da Crew Pixegirls, além dos coletivos Pão e Tinta, Palaffiti e CTOQ.
Já participou de eventos, exposições e projetos de graffiti em Institutições Pernambucanas como Cores do Amanhã, Secretaria de Enfretamento ao Crack e Outras Drogas, UFPE, Funase, Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, Universidade Salgado de Oliveira, entre outras.  Participou também de eventos e intervenções em outros Estados, representando o graffiti feminino e feminista, tais como Paraíb, Rio Grande do Norte, Ceará, e Rio de Janeiro.  Sua produção artística se alterna entre trabalhos desenvolvidos na rua como murais e intervenções bem como pinturas corporais, em telas e papel.  
* Gianny Melo
Formada em Comunicação Social – Jornalista e fotojornalista. Trabalha com produções artísticas e culturais.  Está na Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer – como Gerente de Projetos Especiais e coordena o Projeto Colorindo o Recife. Vem desenvolvendo ações de graffiti e pensando os murais, oficinas e eventos da cidade que envolve a arte.