Secretaria da Mulher do Recife

NOTÍCIAS

Mulher | 04.10.19 - 11h19

Pimp Nossa Cooperativa realiza mutirão artístico na Cooperativa Palha de Arroz, no Recife

Organizada pelo Pimp My Carroça e patrocinada pela Novelis, em parceria com a Secretaria da Mulher do Recife, a iniciativa leva artistas visuais para pintar os muros de cooperativa, com programação cultural gratuita para cooperados e suas famílias

 

A Cooperativa de mulheres catadoras de materiais recicláveis Palha de Arroz, recebe o evento Pimp Nossa Cooperativa 2019, neste sábado (5), das 10h às 17h. A iniciativa elaborada pelo projeto Pimp My Carroça em parceria com a Secretaria da Mulher do Recife irá realizar uma série de atividades com o objetivo de promover o acesso à arte e a integração entre os catadores e suas famílias, além de realizar melhorias na cooperativa. A ação é patrocinada pela Novelis, empresa líder em laminados e reciclagem de alumínios.

O dia contará com oficinas de stencil, com Joana Liberal; oficina de turbante, oferecida pela Secretaria da Mulher de Recife; contação de histórias e brincadeiras musicais, com o grupo O tapete Voador; práticas terapêuticas; pocket-show de Rayssa Dias; Dj  Rastafl4via; dentre outras atividades. Somado, 17 artistas visuais, como Rayana Rayo, Naara, Muchacho, Guto e Nomes, irão pintar os muros da cooperativa, constituindo uma verdadeira exposição a céu aberto.

Para a secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa, o evento reforça a importância do trabalho dos catadores. “O trabalho que as mulheres de Palha de Arroz fazem é de fundamental importância para a sociedade. Estamos em parceria com o projeto para reforçarmos isso com elas e para integramos a comunidade”, disse.

O evento foi criado em 2017, e já passou por cidades como Salvador e Recife, que ganharão também edições neste ano. “A ideia central do projeto é promover um mutirão de melhorias e pintura das cooperativas de reciclagem. Para isso, convidamos artistas visuais que, por meio do graffiti, chamam a atenção para o importante trabalho realizado pelos catadores e catadoras. A estimativa, de acordo com o MNCR (Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis), é de que existam cerca de 1 milhão de catadores no país, responsáveis, segundo o IPEA, por 90% do que é coletado nacionalmente, sendo que, de acordo com a Pesquisa Ciclosoft, realizada pelo CEMPRE (Compromisso Empresarial de Reciclagem), 83% da população não tem acesso à coleta seletiva”, explica Carolina Pires, coordenadora do projeto.

 

Confira a programação completa:

 

10h - Contação de história, com o grupo O Tapete Voador

Rodada de apresentação do Pimp Nossa Cooperativa para as cooperadas

 

10h às 17h - Atividades de bem-estar e terapias de autocuidado:

                    Práticas terapêuticas, com Mônica Souza

                    Aplicação de Reike, com Deise Correia

                    Auriculoterapia, com Eduarda Moretti

                    Limpeza de pele, com Gisele Bezerra Araújo

 

11h - Oficina de Brincadeiras Musicais, com o grupo O Tapete Voador

         Oficina de turbante, com Secretaria da Mulher 

 

13h30 às 15h - Turma 1 da Oficina de Stencil, com Joana Liberal

 

13h30 às 17h -  Atividades para crianças, com Alegria no Ar: recreação e lazer

 

14h - Pocket-show de Rayssa Dias

 

15h30 às 17h - Turma 2 da Oficina de Stencil, com Joana Liberal

                          DJ Rastafl4via

 

Serviço:

Pimp Nossa Cooperativa chega a Cooperativa Palha de Arroz

Data: 05/10/2019

Horário: 9h às 17h.

Local: Avenida Professor José dos Anjos ( Em frente a Ecoestação)

 

Cooperativa de Mulheres Ecovida Palha de Arroz

Desde 2014, a Secretaria da Mulher do Recife atua com as catadoras de materiais recicláveis do galpão do Arruda na construção e no fortalecimento da Cooperativa EcoVida Palha de Arroz. São realizadas oficinas técnicas aliadas a formações sociopolíticas em gênero e empoderamento feminino. Mais de 100 mulheres já foram beneficiadas no projeto. 

 

Sobre o Pimp Nossa Cooperativa

O Pimp Nossa Cooperativa é um projeto de revitalização das cooperativas de reciclagem. A iniciativa promove as pinturas de murais artísticos por artistas visuais atuantes na região, além de programação cultural gratuita para os cooperados e suas famílias. O projeto é uma realização do Ministério da Cidadania, com patrocínio da Novelis, por meio da Lei Rouanet.

 

Sobre o Pimp My Carroça

Movimento que trabalha, desde 2012, para tirar catadores de materiais recicláveis da invisibilidade por meio da arte, sensibilização, engajamento e participação coletiva. Até o momento, já foram beneficiados 1.706 catadoras e catadores, com a participação de 1.055 artistas, 2.243 voluntários em cerca de 50 cidades de 14 países diferentes, como Bogotá (Colômbia), Casa Blanca (Marrocos), Nova Iorque (EUA), Lima (Peru), Pristina (Kosovo), Recife (Pernambuco), Manaus (AM) Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Brasília (DF), Salvador (BA) e Curitiba (PR)

Mais informações: http://www.pimpmycarroca.com

 

Sobre a Novelis Inc.

A Novelis Inc. é impulsionada por seu propósito de juntos criar um mundo sustentável. Como líder global em produtos e serviços inovadores e a maior recicladora de alumínio do mundo, estabelecemos parcerias com clientes dos setores automotivo, de bebidas e especialidades para fornecer soluções que maximizam os benefícios do alumínio e leve sustentável para a América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul. A empresa está sediada em Atlanta, Geórgia, opera em 10 países, tem aproximadamente 11.000 funcionários e registrou $ 12,3 bilhões em receita para o ano fiscal de 2019. A Novelis é uma subsidiária da Hindalco Industries Limited, líder do setor de alumínio e cobre, e principal empresa de metais do Grupo Aditya Birla, um conglomerado multinacional sediado em Mumbai, na Índia. Para mais informações, acesse novelis.com e nos acompanhe pelo Facebook, em facebook.com/NovelisInc, e pelo Twitter, em twitter.com/Novelis.