Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 04.10.19 - 15h45

Paço do Frevo vai às ruas no fim de semana

img_alt

Centro de referência do frevo promove debate na Escola Municipal de Frevo e Arrastão no Marco Zero (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Como centro de referência em salvaguarda do frevo, o Paço do Frevo se dedica a pensar novas formas de difundir o patrimônio e fomentar ações educativas e culturais ao longo do ano. Recentemente, o Paço iniciou o projeto itinerante de seu Observatório do Frevo, que propõe um debate aberto com especialistas em determinado tema referente à vivência do Frevo.

Neste sábado (6), às 15h, o projeto ocorrerá na Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges, localizada no bairro da Encruzilhada, em Recife. Com o tema "Passado, Presente... e o Futuro?", a programação discutirá o cenário histórico do frevo enquanto dança, bem como suas projeções para o futuro.  A diretora da Escola de Frevo, Paula Azevedo, debaterá com Mika Silva, representante do Balé Deveras, e os integrantes do Balé Popular do Recife André Madureira e Angela Fisher. Já a mediação ficará por conta do passista e professor de frevo Jefferson Figueiredo. 

Já no primeiro domingo mês (6), o projeto Arrastão do Frevo promove o cortejo do "Carnaval de Zé Puluca", considerada a maior prévia carnavalesca do agreste pernambucano. A agremiação vem do município de Bom Conselho e trará ao desfile seu tradicional boneco gigante, um dragão chinês, estandarte e passistas, além da orquestra de frevo de rua que acompanhará o trajeto pelas ruas do Recife Antigo.

A concentração ocorre às 15h30, no Marco Zero, com saída às 16h em direção ao museu. Além do cortejo, o Paço estará com acesso gratuito durante toda a tarde, das 14h às 18h, com última entrada às 17h30.

 

Serviço: 

Observatório do Frevo - Passado, presente e o futuro da dança do frevo

05/10, 15h, na Escola Municipal de Frevo. R. Castro Alves, 434 - Encruzilhada, Recife.

Acesso gratuito, sujeito à lotação. 


Arrastão do Frevo - Carnaval de Zé Puluca (Bom Conselho - PE)

06/10, 16h. Concentração: 15h30 no Marco Zero.

Acesso gratuito.

Funcionamento 

Horários: Terça (entrada gratuita) a sexta, das 9h às 17h. Sábado e domingo, 14h

às 18h (Última entrada até 30 minutos antes do encerramento das atividades do museu).

Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia).

Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, s/nº, Bairro do Recife.

Informações: 3355-9500 e http://www.pacodofrevo.org.br/programacao