Secretaria-executiva de Inovação Urbana

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 07.10.19 - 12h39

Recife vence prêmio referência de políticas para a Primeira Infância

img_alt

O Mais Vida nos Morros vem repensando e redesenhando espaços públicos para as crianças nos morros do Recife. Recentemente Compaz também foi apontado pela Oxfam como melhor projeto para redução de desigualdades (Foto: Cortesia)

 

Na última sexta-feira, em São Paulo, o programa Mais Vida nos Morros, realizado pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana do Recife, ganhou prêmio no Encontro Alumni 2019, promovido pelo núcleo de Ciência pela Infância (NCPI), que tem objetivo de incentivar ações que geram impacto na realidade de crianças em situação de vulnerabilidade social. O Mais Vida nos Morros foi escolhido como o projeto de maior relevância para primeira infância entre todos os projetos desenvolvidos desde 2012, pelos líderes formados no Center on the Developing Child, da Universidade de Harvard.

O Núcleo de Ciência pela Infância (NCPI) é promovido pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal; o Center on the Developing Child (Centro sobre o Desenvolvimento da Criança), da Universidade de Harvard; o Bernard Van Leer Foudation; o Insper; o David Rockefeller Center for Latin American Studies (Centro David Rockefeller para Estudos Latino-Americanos), também da Universidade de Harvard; e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. A premiação encerrou o Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, na capital paulista, nos últimos dias 3 e 4 de outubro.

Esta é a segunda premiação que a cidade recebe nos últimos 30 dias. Em setembro, as boas práticas realizadas pelos Compaz do Recife levaram as Fábricas de Cidadania da Prefeitura do Recife a serem reconhecidas como o melhor projeto de redução de desigualdade social do Brasil, pela Oxfam Brasil e Programa Cidades Sustentáveis, no 3º Prêmio Cidades Sustentáveis, em setembro. O Prefeito Geraldo Julio recebeu o reconhecimento ao trabalho feito nos Compaz, durante a Conferência “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis”, no qual o Compaz foi escolhido como o melhor projeto de redução de desigualdade do Brasil.

Com sua primeira unidade inaugurada em 2016, no Alto de Santa Terezinha, o Compaz foi concebido sob a ideia de oferecer, em um único espaço lazer, esporte, educação e oferta de serviço, com o propósito de garantir inclusão social e fortalecimento comunitário em áreas de vulnerabilidade social. No entorno das localidades onde foram instalados, há registro de redução de violência e, no Alto Santa Terezinha, não houve registro de homicídio em 2018. Juntos eles atendem mais de 33 mil pessoas e já realizaram mais de 2 milhões de atendimentos.

Mais Vida nos Morros - O Mais Vida nos Morros é uma política pública de cidadania e desenvolvimento sustentável, onde a partir do protagonismo e engajamento dos moradores se inicia a transformação da sua própria comunidade. O morador participa desde a criação das soluções urbanas e ambientais até a parte de colocar a mão na massa. Os espaços públicos são repensados e redesenhados para as crianças, inclusive as de primeira infância. O programa, que teve início em 2016, está beneficiando diretamente 15 mil moradores de 28 comunidades espalhadas no Recife. O Mais Vida nos Morros vem se destacando internacionalmente com reconhecimento da ONU-Habitat, da Child in The City e da Bernard Van Leer Foundation. E conta com a parceria da empresa Tintas Coral, através do Movimento Tudo de Cor.

O Alto do Maracanã, Córrego do Jenipapo, Alto José do Pinho/Mangabeira, Três Carneiros, Alto Santa Isabel,Morro da Conceição, Sítio São Brás, Beberibe, Vasco da Gama, Pedra Bonita, Alto José Bonifácio, Burity, Saramandaia, Rua da Bela Vista, Alto do Pascoal,Córrego Domingos Sávio, Alto da Brasileira, Alto do Caeté, UR-7, Fortim, Alto da Bela Vista, Alto São Sebastião, São Xavier, UR-1, Vietnã, Dancing Days,Coque e Coelhos, já foram finalizados. Atualmente 12 comunidades estão em andamento.