Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 09.10.19 - 13h46

Homenagem a medalhistas marca lançamento dos Jogos Paralímpicos do Recife

img_alt

Competição acontece até o domingo, reunindo cerca de 350 paratletas, e será lançada nesta quinta (10), com homenagem a treinadores e medalhistas dos Jogos Parapan-Americanos (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

Cerca de 350 paratletas participam, da sexta (11) ao domingo (13), dos Jogos Paralímpicos do Recife 2019, que têm o objetivo de estimular a participação de pessoas com deficiência em atividades esportivas, além de fomentar a interação social entre elas. O lançamento da competição, que é realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), acontece às 15h desta quinta (10), no Instituto dos Cegos Antônio Pessoa de Queiroz, bairro das Graças. Na ocasião, será feita uma homenagem a quatro treinadores e quatro paratletas recifenses que conquistaram medalhas nos Jogos Parapan-Americanos deste ano, realizados em Lima, no Peru.

Durante o lançamento, serão homenageados três paratletas que conquistaram medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Lima: Sandro Varelo e Leylane Moura, do Atletismo, e Lucas Carvalho, do Tênis de Mesa, além dos treinadores Ismael Marques da Silva, Pedro Antônio da Silva Neto, Soraya Jeneska de Santana e Paulo Roberto Matos. No total, Pernambuco somou 21 medalhas em Lima, sendo 14 ouros, duas pratas e cinco bronzes. Durante o lançamento, haverá apresentações de flauta e violão com músicos cegos do Instituto, além de partida de apresentação do Futebol de 5.

Os Jogos Paralímpicos do Recife 2019 terão disputas das modalidades Voleibol Sentado, Basquete em Cadeira de Rodas, Futebol de 5, Natação, Bocha, Tênis de Mesa, Atletismo e Parabadminton. As competições acontecem no Instituto dos Cegos, no Compaz Ariano Suassuna e no Parque Santos Dumont. Entre as novidades deste ano estão a classificação funcional pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para as modalidades de Basquete em Cadeira de Rodas e Atletismo; e a participação de mulheres na disputa do Basquete, que terá também a presença de cinco equipes das cidades de Fortaleza, Maceió e João Pessoa.

COMPETIÇÕES - Na sexta (11), o Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, será palco para as competições de Basquete em Cadeira de Rodas, das 8h às 18h, e Natação, das 8h às 13h; as disputas de Goalball acontecem sábado (12), no Instituto dos Cegos, das 8h às 17h, enquanto que o Parque Santos Dumont, em Boa Viagem, recebe as finais do Basquete em Cadeira de Rodas, das 8h às 12h, além do Parabadminton e Tênis de Mesa (13h às 17h) e Atletismo (8h às 17h). No domingo (13), os jogos se encerram com as disputas do Futebol de 5, no Instituto dos Cegos, das 8h às 13h.