Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 09.10.19 - 22h48

Prefeitura do Recife leva Saneamento Integrado para comunidades de Santo Amaro e Campo Grande

img_alt

Prefeito Geraldo Julio autorizou o início das obras, com investimento de R$ 4,5 milhões. Os serviços vão beneficiar cerca de 900 famílias (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Um grande serviço de drenagem, pavimentação e recuperação de esgotamento sanitário chega a bairros importantes da cidade e vai mudar a qualidade de vida da população. O prefeito Geraldo Julio, autorizou na noite desta quarta-feira (9), obras de Saneamento Integrado, com a assinatura da Ordem de Serviço para 74 vias em quatro comunidades nos bairros de Campo Grande e Santo Amaro. Com investimento de R$ 4,5 milhões, encabeçadas pela Secretaria de Saneamento, os serviços vão beneficiar cerca de 900 famílias. Ñ noE 

O prefeito Geraldo Julio pontuou a importância de uma obra deste porte para a população em discurso no Largo do Salgado em Santo Amaro. “O Recife tem muitas comunidades que foram formadas pela luta do povo e hoje elas são Zonas Especiais de Interesse Social, mais conhecidas como Zeis, e a gente precisa ir fazendo a infraestrutura. São áreas da cidade que precisam de muita coisa ainda, mas já fizemos escolas, muitas outras obras importantes, agora chegou a hora de fazer saneamento, para que o povo não precise morar em rua onde o esgoto corre a céu aberto. Estamos muito felizes de assinar essa ordem de serviço, um investimento que além do benefício, vai gerar empregos”, destacou o gestor. 

As intervenções vão abranger obras de pavimentação e recuperação do esgotamento sanitário, drenagem e melhorias hidrossanitárias nas vias. Serão 6 km² de extensão, perfazendo quase 5 mil metros de rede de Esgotamento Sanitário, com a instalação de redes coletoras, ramais condominiais e ligações domiciliares. As obras abrangem ainda 3.800 metros de pavimentação e 4.160 metros de rede de drenagem. 

As obras serão executadas com recursos próprios da Prefeitura do Recife, do Fundo Municipal de Saneamento. No bairro de Campo Grande, localidades do Chié e Ilha de Joaneiro vão ser beneficiadas. Já no bairro de Santo Amaro, Santa Terezinha, Vila dos Casados e Santo Amaro estão na rota das intervenções. 

O secretário de Saneamento do Recife, Oscar Barreto, explicou como será o cronograma da ação. “As obras vão ocorrer em diversas frentes, por se tratar de diferentes serviços, mas estamos a todo vapor. Esta é uma obra muito importante também para a geração de empregos. Só nesta primeira fase são 30 vagas diretas”, afirmou. 

Morador do bairro, Antônio da Silva disse estar ansioso para as obras. “São muitos anos esperando uma obra dessas. Vai ser muito bom para todo mundo, principalmente no período de chuvas. Não vamos ficar com medo de pegar uma doença, vamos ter mais dignidade”, contou o morador. 

A iniciativa, além da importância para a população do área central da cidade, traz benefícios para a saúde da população. Segundo dados do Ministério da , os serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos, drenagem urbana interferem diretamente na melhoria da qualidade de vida das população, sobretudo na saúde Infantil, com redução da mortalidade infantil, na valorização dos imóveis, na renda do trabalhador, na despoluição dos rios e preservação dos recursos hídricos.