Secretaria de Finanças

NOTÍCIAS

Finanças | 10.10.19 - 12h14

Encontros promovidos pela Prefeitura do Recife debatem Dados Abertos

img_alt

Servidores participantes foram estimulados sobre a importância de aprimorar a transparência nas informações (Foto: Lu Strteithorst)

 

A Controladoria-Geral do Município (CGM) e a Empresa Municipal de Informática (EMPREL)  realizaram dois encontros onde o tema principal abordado foi Dados Abertos. Servidores do município e de outros órgãos puderam participar do encontro que destacou o projeto de abertura de dados governamentais da Prefeitura do Recife. O evento faz parte de um acordo de cooperação internacional firmado entre a Prefeitura do Recife e  a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Dados Abertos são informações que são livremente disponíveis para todos utilizarem e redistribuírem como desejarem, sem restrição de licenças, patentes ou mecanismos de controle. Na prática, a filosofia de dados abertos estipula algumas restrições tecnológicas para que os dados sejam legíveis por máquina. Todo dado público tem vocação para ser dado aberto. Como praticamente todo dado governamental é público. O município do Recife prima por isso e vem tornando cada vez mais públicas as suas informações.

Na segunda-feira (07), foi realizado um workshop com os servidores da Prefeitura do Recife com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância dos Dados Abertos como  aprimoramento da transparência e fomento à economia criativa. A abertura dos dados garante aos cidadãos mais transparência das atividades dos gestores municipais. Mais de 60 pessoas estiveram presentes, inclusive servidores da CGU, TCE, CGE e do TCU.

Na terça-feira (08), o momento foi voltado à sociedade em geral, quando  os palestrantes Breno Alencar (Emprel), Allyson Pallisser e Samuel Goëta (Datactivist) falaram sobre como os Dados Abertos são importantes para o desenvolvimento econômico através de novos negócios. A abertura dos dados vem garantindo aos cidadãos mais transparência das atividades dos gestores municipais, além de incentivar a criação de novos produtos e soluções pelo setor privado.

Dados abertos -  O Portal de Dados Abertos da Prefeitura da Cidade do Recife, desenvolvido pela Emprel, disponibiliza, de forma pública, informações que são geradas por secretarias e órgãos da gestão municipal. A publicação dos dados em formato aberto permite que qualquer um desenvolva aplicações ou visualizações, buscando facilitar a análise dos dados, promovendo a melhoria de serviços por meio da inovação e da criatividade, e contribuindo para uma maior participação da sociedade junto ao governo municipal. Conheça o Portal de Dados Abertos clicando em http://dados.recife.pe.gov.br/