Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Cultura | 10.10.19 - 17h31

Dia das crianças repleto de programações gratuitas

img_alt

 

Eventos incluem caminhadas, brincadeiras nos parques, oficinas culturais e recreação.

A Prefeitura do Recife preparou uma programação especial e recheada de atrações para celebrar o Dia das Crianças.  Abrindo as comemorações, nesta sexta-feira (11) as crianças das duas unidades do projeto Pertencer – Espaço de Convivência, que faz parte do programa Chegando Junto, terão uma manhã com atividades lúdicas, e distribuição de presentes.  Já no sábado (12), No Museu da Cidade do Recife terá oficina "pintura gigante", que será oferecida das 14h às 16h.  Outra opção é participar dos eventos que acontecerão de forma simultânea nos parques Santana, Macaxeira e Santos Dumont de 15h às 18h, com apresentações infantis e recreação. No domingo (13), a diversão continua no JBR com a oficina “Do PET ao som: oficina de percussão com garrafa PET”, às 10h. Na ocasião, as crianças irão participar de uma experiência musical com garrafas PET que abordará os temas de reciclagem e reutilização de resíduos através dos ritmos da nossa cultura. Estão previstas ainda contação de histórias “Ribe do Capibaribe”; Vivência Ambiental “Água Viva”; Vivência musical “Mesa sonora”; entre outros.  O JBR abre das 9h às 15h30 de terça a domingo

HABITAÇÃO - A Secretaria de Habitação do Recife irá promover uma manhã de muita alegria para as crianças das duas unidades do projeto Pertencer - Espaço de Convivência, Padre Miguel e Travessa do Gusmão, no bairro de Afogados e São José respectivamente, que faz parte do programa de ação do Chegando Junto da Prefeitura do Recife,  com distribuição de brinquedos, em comemoração ao Dias das Crianças, nesta sexta-feira (11). Os presentes foram doados pelos servidores da Secretária de Habitação.

CULTURA – O Museu da Cidade e o Paço do Frevo - ambos equipamentos geridos pela Prefeitura do Recife - prepararam atividades especiais para o Dia das Crianças, neste sábado.

No Museu da Cidade do Recife, a pedida é uma oficina gratuita de "pintura gigante", que será oferecida das 14h às 16h. A atividade é para toda a família. Crianças de todas as idades e seus pais estão convidados a usar a criatividade e dividir os pincéis. A oficina será ministrada pelo arte-educador Emerson Pontes. Para participar da oficina não é necessário inscrição prévia. Basta chegar ao Museu cerca de 30 minutos antes do início da atividade para receber a senha e o material.

No Bairro do Recife, o Paço do Frevo aproveita a data para inaugurar um novo espaço lúdico e criativo. A Sala Badia, no 2º andar, servirá como local de ativação de experiências, aberta a todas as idades e com atividades variadas, a serem divulgadas na programação mensal. Neste sábado, ela funciona das 14h às 18h com a ação "Frevência" - que contará com oficinas, brincadeiras e atividades educativas relacionadas com o frevo para crianças.

 Já às 15h, na programação "Abre a boca, Menino!", o Paço receberá passistas mirins e adolescentes da Escola Municipal de Frevo, que compartilharão suas experiências em uma conversa com o público, culminando em uma roda aberta de frevo, na qual todas as crianças serão convidadas a dançarem e brincarem com o ritmo a sua maneira. As atividades estão inclusas no valor do ingresso do museu.

Turismo e Lazer - A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, prepara série de atividades gratuitas para o dia das crianças (sábado 12). A ideia é chamar a população para participar dos eventos que acontecerão de forma simultânea nos parques Santana, Macaxeira e Santos Dumont de 15h às 18h, com apresentações infantis e recreação.

MEIO AMBIENTE –    A garotada vai se divertir e poder aprender mais sobre a natureza participando de atividades gratuitas no Jardim Botânico do Recife (JBR), localizado na Zona Oeste, e no Econúcleo do Parque da Jaqueira, Zona Norte da cidade. No roteiro, Caminhada ecológica; Vivência ambiental, Oficinas; Contação de histórias e muito mais. A programação possibilita que as crianças vivam uma experiência diferente, além de saudável e atrelada a consciência ambiental.

Para as crianças que gostam de aventura, a pedida será participar, no sábado (12) da Trilha Cega com a participação de Jô, personagem da Turma Mangue e Tal, contando o segredo das árvores. A atividade acontece às 09h, no Jardim Botânico do Recife e vai proporcionar aos participantes a oportunidade de aguçar o olfato, a audição e o tato, sentindo de forma única a sensação de estar imerso na natureza e aprendendo a importância de trabalhar em equipe, com cooperação e confiança mútuas. Os participantes estarão vendados e percorrerão os caminhos da Mata Atlântica conhecendo mais sobre a fauna e flora do local. A programação continua no sábado com  Oficina de mudas “bombinhas de sementes”, às 11h; Caminhada Ecológica “Descobrindo as árvores da mata”, às 14h e às 15h acontecerá o Cine Ambiental: refletindo sobre a poluição. No domingo (13), a diversão continua no JBR com a oficina “Do PET ao som: oficina de percussão com garrafa PET”, às 10h. Na ocasião, as crianças irão participar de uma experiência musical com garrafas PET que abordará os temas de reciclagem e reutilização de resíduos através dos ritmos da nossa cultura. Estão previstas ainda contação de histórias “Ribe do Capibaribe”; Vivência Ambiental “Água Viva”; Vivência musical “Mesa sonora”; entre outros.  O JBR abre das 9h às 15h30 de terça a domingo.

Outra opção é conferir a programação no Econúcleo Jaqueira para trocar com os pequenos ensinamentos sobre a relação que temos com tudo que nos rodeia, além da importância em preservar e valorizar seres vivos como plantas, árvores e animais. No sábado (12), às 11h, vai rolar a Oficina de Malabares que tem o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre o reaproveitamento do resíduo sólido através das técnicas sobre o manuseio do malabares. Ainda, às 16h30, a curtição ficará por conta da atividade da contação de histórias com miniaturas “As aventuras de Pé de Pano. Na prática, um grupo de voluntários das crianças será convidado à mesa onde estarão os objetos. Cada uma ficará responsável de manusear um objeto de acordo com a fala do narrador.  O final da história será criado pelas crianças. A programação no Econúcleo segue durante todo o final de semana das das 9h às 17h. O acesso é livre.

 

SERVIÇOS:

PERTENCER – ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA

Habitacional Padre Miguel – Rua Carlos Pena Filho S/Nº

Habitacional Travessa do Gusmão – Travessa do Gusmão Nº90


Museu da Cidade do Recife

Forte das Cinco Pontas, bairro de São José

 

Oficina de pintura gigante

Sábado, 12 de outubro, das 14h às 16h

Gratuito, sem necessidade de inscrição prévia. Chegar 30 minutos antes para receber o material.

Informações: (81) 3355-3108

www.museudacidadedorecife.org

 

Paço do Frevo

Praça do Arsenal da Marinha, s/nº, Bairro do Recife.

Frevência: Espaço lúdico-existencial criativo

12/10, 14h às 18h | Sala Badia, 2º andar do Paço do Frevo

Acesso incluso no valor do ingresso.

 

Abre a Boca, menino!! - O corpo e as vozes que movem as crianças

12/10, 15h | Paço do Frevo

Acesso incluso no valor do ingresso.


Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia).

Informações: 3355-9500

www.pacodofrevo.org.br/programacao

  

Parque Santana

15h as 18h- Recreação

16:30h as 17:30h – Apresentação Fada Magrinha

 

Parque Macaxeira

15h as 18h- Recreação

16:30h as 17:30h – Apresentação Sol Menores

 

Parque Santos Dumont

15h as 18h- Apresentação da Caixa Eventos

16:30h as 17:30h – Aulão de Zumba

 

Confira a programação completa deste final de semana nos equipamentos ambientais:


Jardim Botânico do Recife

Sábado (12)

09h00 – Trilha Cega com a participação de Jô contando o segredo das árvores

10h00 - O Meio que se conta: contação de histórias “A gota d’água”

11h00 - Oficina de mudas “bombinhas de sementes”

12h00 – Encerramento MANHÃ

14h00 – Caminhada Ecológica “Descobrindo as árvores da mata”

15h00 - Cine Ambiental: refletindo sobre a poluição

16h00 – Encerramento TARDE

 

Domingo (13)

09h00 – Caminhada Ecológica “Trilha Selvagem

10h00 – Do PET ao som: oficina de percussão com garrafa PET

11h00 – O Meio que se conta: contação de histórias “Ribe do Capibaribe”

12h00 – Encerramento MANHÃ

13h30 – Histórias Cantaroladas (alegria de cantar)

14h00 – Vivência Ambiental “Água Viva” 15h00 – Vivência musical “Mesa sonora” 16h00 – Encerramento TARDE

 

Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 - Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada: gratuita

 

Econúcleo do Parque da Jaqueira

Sábado (12)

09h00 – Apresentação do espaço sustentável com fantoche da turma Mangue e Tal 09h30 - Em cena verde “Astrogilda e Alcebíades em: um dia de criança”

 11h00 – Oficina de Malabares com Astrogilda

12h00 – Encerramento MANHÃ

14h00 – Apresentação do espaço sustentável com fantoche da turma Mangue e Tal (Oo)

14h40 – Histórias Cantaroladas

16h30 – O Meio que se conta: contação de histórias com miniaturas “As aventuras de Pé de Pano

 17h00 - Encerramento TARDE

 

Domingo

09h00 - Meditação com o grupo Sahaja Yoga

10h00 – Apresentação do espaço sustentável com a Turma Mangue e Tal (Jô) 10h00 – Trilha Ambiental “Trilha de histórias”

11h00 – Em cena verde “Astrogilda e Alcebíades em: um dia de criança”

12h00 – Encerramento MANHÃ

14h00 – O Meio que se conta: contação de historias “Pedrinho e o barco”

15h00 – Oficina de mudas “Plantando o Futuro”

 16h00 – Oficina de criação: Arte no Meio

17h00 - Encerramento TARDE 

 

Econúcleo Jaqueira

R. do Futuro, 959 - Jaqueira

De quinta à domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita