Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas

NOTÍCIAS

Administração | 11.10.19 - 15h59

PCR divulga o que abre e fecha neste feriado de Nossa Senhora Aparecida (12/10)

 

A Prefeitura do Recife preparou várias opções de lazer neste feriado de Nossa Senhora Aparecida. A programação é voltada para todas as idades, já que no dia 12 também é comemorado o Dia das Crianças. Abrindo as comemorações, neste sábado (12), o Museu da Cidade do Recife terá oficina "pintura gigante", que será oferecida das 14h às 16h. Outra opção é participar dos eventos que acontecerão de forma simultânea nos parques Santana, Macaxeira e Santos Dumont de 15h às 18h, com apresentações infantis e recreação. No domingo (13), a diversão continua no Jardim Botânico do Recife, com a oficina “Do PET ao som: oficina de percussão com garrafa PET”, às 10h. Estão previstas ainda contação de histórias “Ribe do Capibaribe”; Vivência Ambiental “Água Viva”; Vivência musical “Mesa sonora”; entre outros.  

Confira abaixo o que abre e fecha no feriado de Sete de Setembro: 

CULTURA – O Museu da Cidade e o Paço do Frevo - ambos equipamentos geridos pela Prefeitura do Recife - prepararam atividades especiais para o Dia das Crianças, neste sábado.

No Museu da Cidade do Recife, a pedida é uma oficina gratuita de "pintura gigante", que será oferecida das 14h às 16h. A atividade é para toda a família. Crianças de todas as idades e seus pais estão convidados a usar a criatividade e dividir os pincéis. A oficina será ministrada pelo arte-educador Emerson Pontes. Para participar da oficina não é necessário inscrição prévia. Basta chegar ao Museu cerca de 30 minutos antes do início da atividade para receber a senha e o material.

No Bairro do Recife, o Paço do Frevo aproveita a data para inaugurar um novo espaço lúdico e criativo. A Sala Badia, no 2º andar, servirá como local de ativação de experiências, aberta a todas as idades e com atividades variadas, a serem divulgadas na programação mensal. Neste sábado, ela funciona das 14h às 18h com a ação "Frevência" - que contará com oficinas, brincadeiras e atividades educativas relacionadas com o frevo para crianças.

 Já às 15h, na programação "Abre a boca, Menino!", o Paço receberá passistas mirins e adolescentes da Escola Municipal de Frevo, que compartilharão suas experiências em uma conversa com o público, culminando em uma roda aberta de frevo, na qual todas as crianças serão convidadas a dançarem e brincarem com o ritmo a sua maneira. As atividades estão inclusas no valor do ingresso do museu. 

TURISMO E LAZER -  A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, prepara série de atividades gratuitas para o dia das crianças (sábado 12). A ideia é chamar a população para participar dos eventos que acontecerão de forma simultânea nos parques Santana, Macaxeira e Santos Dumont de 15h às 18h, com apresentações infantis e recreação.

MEIO AMBIENTE – A garotada vai se divertir e poder aprender mais sobre a natureza participando de atividades gratuitas no Jardim Botânico do Recife (JBR), localizado na Zona Oeste, e no Econúcleo do Parque da Jaqueira, Zona Norte da cidade. No roteiro, Caminhada ecológica; Vivência ambiental, Oficinas; Contação de histórias e muito mais. A programação possibilita que as crianças vivam uma experiência diferente, além de saudável e atrelada a consciência ambiental.  Para as crianças que gostam de aventura, a pedida será participar, no sábado (12) de Trilha Cega, a partir das 9h, , no Jardim Botânico do Recife. A programação continua no sábado com Oficina de mudas “bombinhas de sementes”, às 11h; Caminhada Ecológica “Descobrindo as árvores da mata”, às 14h e às 15h acontecerá o Cine Ambiental: refletindo sobre a poluição. No Econúcleo Jaqueira, às 11h de amanhã (12), vai rolar a Oficina de Malabares, que visa proporcionar uma reflexão sobre o reaproveitamento do resíduo sólido através das técnicas sobre o manuseio do malabares. Ainda, às 16h30, a curtição ficará por conta da atividade da contação de histórias com miniaturas “As aventuras de Pé de Pano. Na prática, um grupo de voluntários das crianças será convidado à mesa onde estarão os objetos. Cada uma ficará responsável de manusear um objeto de acordo com a fala do narrador.  O final da história será criado pelas crianças. A programação no Econúcleo segue durante todo o final de semana das das 9h às 17h. O acesso é livre.

EMLURB - Nesse Dia das Crianças (12), a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), vai disponibilizar 200 colaboradores para atuar na Praça Farias Neves, na entrada do Zoológico de Dois Irmãos; e nos parques da Jaqueira, 13 de Maio e Dona Lindu. Os profissionais vão atuar nas áreas de manutenção, limpeza, coordenação e supervisão para que a festa da criançada seja feliz, segura e divertida. A Emlurb também solicitou o apoio de equipes da Secretaria Executiva de Controle Urbano, Guarda Municipal, Polícia Militar e Vigilância Sanitária. Com o envolvimento de tantas frentes, a expectativa é que os eventos sejam memoráveis para pais e filhos.

Quem vai alegrar o sábado no Parque 13 de Maio é o Palhaço Chocolate com apresentação entre 12h e 18h30. Já no Parque Dona Lindu, haverá a Cruzada Evangélica da Criança a partir das 13h até às 18h30. Já o Parque da Jaqueira e a Praça Farias Neves estarão abertos para os passeios das famílias. Somente neste ano, a Emlurb investiu R$ 1,9 milhões em melhorias em praças e parques. Ações importantes foram realizadas tais como a primeira etapa do projeto de acessibilidade do Parque da Jaqueira; a requalificação do Parque Arnaldo Assunção, do campo de futebol do Parque Arraial do Forte; e a readequação do Parque Dona Lindu.

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Neste sábado, 12, quando é comemorado Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, as casas de acolhimento institucional da Prefeitura do Recife funcionam normalmente 24 horas. Esses equipamentos são destinados a famílias e/ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de assegurar a proteção integral, garantindo a privacidade, o respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de: ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual. Público Alvo: Crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas com deficiência, pessoas idosas e famílias.

DIREITOS HUMANOS - O Projeto Praia sem Barreiras oferecerá normalmente banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem neste feriado de 12 de outubro. As cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar ficam na altura da Rua Bruno Veloso, no Posto 7. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empetur, que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau.

MULHER – Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados entre o sábado (12) e o domingo (13). No entanto, o Liga, Mulher, disk-orientação do Clarice Lispector, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 281 01 07.

MERCADOS E FEIRAS - A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que os mercados públicos, Feiras Novas e Centro de Comércio do Cais de Santa Rita funcionam das 6h às 13h no próximo sábado (12). O Anexo do Mercado de São José e o Calçadão dos Mascates (Camelódromo) não funcionam neste dia. No domingo (8), os mercados funcionam nos seus horários normais – das 6h às 13h É importante lembrar que cada permissionário decide se abre, ou não, o seu boxe.

COMPAZ E BIBLIOTECAS - Devido ao feriado de Independência do Brasil, os Compaz Eduardo Campos e Ariano Suassuna não funcionarão neste sábado (12). Abriremos normalmente neste domingo (8), das 9 às 13h.

ESPORTE - As 19 Academias Recife não funcionam no sábado (12), retomando as atividades normais na segunda-feira.

SAÚDE - No sábado (12), Dia de Nossa Senhora Aparecida, as quatro Upinhas 24 horas – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas o dia todo para atender as pequenas urgências dos moradores das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia e Unidades Básicas Tradicionais, estarão fechadas, reabrindo normalmente na segunda-feira (14).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos encaminhados através do Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, do HMR, funcionará normalmente durante todo o feriado, 24 horas, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também estarão funcionando no feriadão.

Para a vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará no fim de semana, para os moradores do Recife, entre 8h e 12h. Na segunda-feira (14), o serviço voltará ao seu horário de funcionamento normal, até às 17h.

Já o Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição 24h para identificar pessoas com doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos de epidemias poderá ser acionado pelo 0800-201-2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) funcionará normalmente.