Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 15.10.19 - 10h12

PCR, em parceria com a Celpe, leva Programa Aulas de Energia para 13 escolas municipais

Ação coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade tem como proposta orientar o consumo eficiente e seguro da energia elétrica, de forma lúdica e interativa. O projeto ainda fará troca de lâmpadas fluorescentes e incandescentes de moradores por lâmpadas de LED econômicas

 

Através de parceria entre a Prefeitura do Recife, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) e de Educação, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) levará sua Unidade Móvel de Energia (UME) e a Caixa Mágica, que integram o Programa  Aulas de Energia, desenvolvido pela área de Eficiência Energética da concessionária, para 13 escolas municipais atendidas pelo Programa Educar para uma Cidade Sustentável da SMAS. A UME é um caminhão que se transforma em sala de aula climatizada, adaptada para desenvolver ações pedagógicas que visam sensibilizar professores, alunos e a sociedade quanto aos conceitos relacionados ao uso racional e seguro de energia elétrica. O caminhão atende instituições públicas e privadas de ensino localizadas no estado de Pernambuco. 

Através da exibição de filmes e palestras, o espaço orienta sobre o consumo eficiente e seguro da energia elétrica, de forma lúdica e interativa. Para atrair as atenções, a unidade educativa dispõe uma caixa mágica com projeções, maquete virtual explicando os três tipos de energia e uma casa eficiente montada com os mesmos eletrodomésticos que uma casa real para explicar aos alunos sobre desperdício, o selo Procel, segurança e uso correto da energia elétrica.

O Programa de Eficiência Energética fará ainda troca de lâmpadas fluorescentes e incandescentes queimadas ou em funcionamento por lâmpadas de LED econômicas -  com o limite de cinco lâmpadas por contrato. Para efetivar a troca, os pais e professores precisam ser clientes residenciais, apresentarem a conta de energia do mês de setembro paga, não ter débitos com a Concessionária; apresentar cópia ou original do RG, CNH ou CTPS do titular da conta, não ter trocado lâmpadas em projetos da Concessionária nos últimos 6 anos (com limite máximo de 8 lâmpadas); entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas (potência igual ou superior a 14W) (não podem estar quebradas).

Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho, a iniciativa colabora para o combate ao desperdício no uso doméstico de energia e, em contrapartida, auxilia na preservação do meio ambiente. “Muita gente esquece desse importante item no levantamento de aspectos e impactos ambientais por achar que a redução do consumo de energia não tem influência sobre o meio em que vivemos. Precisamos reforçar que, além da economia financeira, reduzir o consumo de energia preserva a natureza”, refletiu. 

De acordo com a gerente de Educação Ambiental da SMAS, Danielle Sampaio, a parceria com a Celpe é importante para sensibilizar os alunos e professores a promover mudanças de comportamento através do uso consciente da energia elétrica. “Essa iniciativa nos ajuda a disseminar informações para construirmos juntos um mundo mais sustentável”, reflete.

Programa Educar para uma Cidade Sustentável - É o programa de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, lançado em fevereiro de 2014, que apresenta uma proposta de educação cidadã para o desenvolvimento sustentável. Está organizado a partir de um tema central; sustentabilidade, com quatro eixos temáticos: verde urbano, resíduos sólidos, água e biodiversidade. A estratégia de comunicação inclui grupos de personagens criados especialmente para o programa, a Turma Mangue e Tal. Atualmente, o programa atende 67 escolas da rede municipal de ensino. 

Escolas que irão receber o Programa de Eficiência Energética:

 

ESCOLAS

DATA

1

Escola Municipal Santo Amaro

04 out

2

Escola Municipal Engenho do Meio

16 out

3

Escola Municipal Casa dos Ferroviários

18 out

4

Escola Municipal Otávio Meira Lins

29 out

5

Escola Municipal Draomiro Chaves Aguiar

30 out

6

Escola Municipal Lutadores do Bem

31 out

7

Escola Municipal General Emídio Dantas Barreto

01 nov

8

Escola Municipal Sede da Sabedoria

04 nov

9

Escola Municipal Novo Mangue

05 nov

10

Escola Municipal Antônio Farias

06 nov

11

Escola Municipal João Pessoa Guerra

07 nov

12

Escola Municipal Darcy Ribeiro

07 nov

13

Escola Municipal Ibura de Baixo

08 nov