Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 18.10.19 - 15h04

Hospital da Mulher do Recife inicia Programa de Doulas Voluntárias

img_alt

Teve início, na última quinta-feira (17), o Programa de Voluntariado para Doulas, do Hospital da Mulher do Recife, no Curado (Foto: Cortesia)

 

Teve início, na última quinta-feira (17), o Programa de Voluntariado para Doulas, do Hospital da Mulher do Recife, no Curado. Durante o evento de recepção e acolhimento, foi realizada a orientação dos 25 profissionais selecionados para atuar na unidade oferecendo apoio físico, emocional e afetivo no pré-parto, parto e nascimento. “Somos um hospital voltado para o acolhimento aos pacientes e para a assistência humanizada, e as doulas chegam para somar a essa nossa filosofia de trabalho”, destacou a diretora geral do HMR, dra Isabela Coutinho, que deu as boas-vindas ao grupo.

Isabela Coutinho agradeceu ainda a disponibilidade e a vontade de ajudar das doulas, que darão um plantão por semana, sendo inicialmente, duas doulas por um turno de 12 horas. A recepção das doulas contou com uma palestra da presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Pernambuco, Maria da Paz Azevedo Silva. “O trabalho voluntário é um ato de amor, de respeito e de doação. Que todos possam se ver um no outro: voluntários, pacientes e funcionários do Hospital da Mulher”, afirmou ela, ressaltando a integração que deve existir entre as doulas e os colaboradores da unidade.

A diretora técnica do HMR, dra. Cinthia Komuro, também falou aos presentes, explicando a importância das doulas no cenário de parto, quando devem ajudar a promover uma experiência positiva no nascimento e no vínculo familiar. Após as boas-vindas, que contou com a participação de funcionários e gestores do Hospital, o grupo de doulas participou de uma reunião sobre as orientações e normas para atuação na unidade, bem como, sobre os processos administrativos. O encontro foi conduzido pela gerente geral do HMR, Ana Karla Góes e pela supervisora do Centro de Parto Normal, Wanessa Carneiro, que, na ocasião, representou a gerente de enfermagem, Dione Ferraz.

Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização socialde saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.