NOTÍCIAS

Infraestrutura | 04.11.19 - 13h31

Nova etapa do Ilumina Recife avança e já beneficia com luz de LED 25 comunidades com áreas vulneráveis da cidade

Já foram investidos nessas ações iniciais R$ 4,1 milhões

 

Lançada no dia 10 de outubro pelo prefeito Geraldo Julio, a nova etapa do Programa Ilumina Recife tem avançado. Dos 30 mil novos pontos de LED que serão instalados em locais considerados vulneráveis para a Segurança Pública pelo Pacto Pela Vida, 4.572 já foram instalados. O objetivo nessa fase é a prevenção à violência e a melhoria da qualidade de vida nos locais mais vulneráveis do município. Até agora foram investidos R$ 4,1 milhões.

Nesta etapa do programa, das 145 comunidades previstas para receberem a nova iluminação, 25 já foram ou estão sendo beneficiadas em 24 bairros. O bom andamento na execução do serviço permitiu a antecipação do cronograma de novembro, representando assim um percentual de 30,48% dos 15.000 previstos para 2019 e 15,24% do total previsto nesta fase. Já o investimento realizado representa um total de 24,62% do orçamento previsto para 2019 e 12,31% dos 34 milhões que serão investidos até o final do programa.

Atualmente o programa está em execução em: Rosa Selvagem; Chico Mendes; Campo do 11, em Santo Amaro; Brega e Chique do Prado; Alto da Bela Vista; Comunidade do Detran; Roda de Fogo; e Sítio do Cardoso. Outros 342 pontos em LED já haviam sido instalados em áreas vulneráveis, sendo elas: Av. Chagas Ferreira, Dois Unidos; Rua Mário Albuquerque Cavalcante, Santo Amaro; Rua Onze de Agosto, Curado; Av. Liberdade, Totó; e via de acesso ao Jardim Botânico.

O trabalho de implantação de LED segue com a meta de instalar até o final deste ano mais 10.428 pontos em LED completando o total de 15.000 luminárias nas áreas vulneráveis da cidade, eficientizando o sistema de iluminação pública e garantindo uma maior segurança e melhor qualidade de vida no uso dos espaços públicos durante o período noturno.

O Recife possui um total de 98.884 pontos de iluminação pública. Desse total, 12.256 possuem iluminação com tecnologia LED, o que representa 12,39% do sistema de iluminação da nossa cidade. Os 4.572 pontos em LED já instalados em áreas vulneráveis contemplaram as seguintes comunidades: Coque e Papelão; Beira Rio dos Coelhos; Sítio do Berardo; Vila Santa Luzia; Vila São Miguel e Marrom Glacê; Córrego do Botijão; Córrego do Eucalipto; Vila Moacir Gomes; Comunidade Alto do Refúgio; Areinha, no Pina; Comunidade do Bode; Brega e Chique na UR-07; Comunidade Mamede Coelho; Córrego da Bica; e Comunidade de Entra à Pulso.

A tecnologia LED representa inúmeras vantagens em relação à de vapor de sódio tais como a redução no consumo de energia elétrica de pelo menos 12,5%, podendo alcançar até 50,73% nas substituições de luminárias de maiores potências; maior resistência e proteção da luminária contra a penetração de partículas sólidas e líquidas, garantindo maior resistência dos efeitos das intempéries; e maior índice de reprodução de cores, o que significa dar mais visibilidade dos objetos na via. Além disso, os novos equipamentos em LED são 214,81% mais eficiente do que as luminárias vapor de sódio existentes; e permite que ao final de 50 mil horas de utilização ainda seja garantido pelo menos 70% do fluxo luminoso inicial projetado.

Ilumina Recife – Desde 2013 a Prefeitura vem modernizando o Parque de Iluminação Pública da cidade em locais como as avenidas Agamenom Magalhães, Norte, Boa Viagem e Recife, além de acesso a áreas de morros na cidade. A eficientização proposta pelo município busca justamente uma melhora da iluminação das vias atrelada a fatores sustentáveis, como a redução da potência das luminárias utilizadas. Dessa forma, utilizam-se lâmpadas com potência reduzida, mas que garantam a qualidade da iluminação da via. A consequência disso é a diminuição no consumo de energia. Na Avenida Boa Viagem, por exemplo, essa redução pode chegar a 70%. A implantação de LED nos morros também já beneficiou os acessos a diversas comunidades, como Morro da Conceição; Alto Santa Isabel; Alto José do Pinho; Alto José Bonifácio; Alto do Mandu; na Cohab/Ibura sendo contempladas Av. Pernambuco, Av. Rio São Francisco, Av. Engenho Serra Verde, Av. Engenho Muirbeca, Av. Engenho Muribara, Av. São Paulo, Av. Santa Fé, Av. Rio Largo e Av. 12 de Junho além de 13 luminárias no Jordão, instaladas na Rua Cristália. Outras localidades ainda serão atendidas com a ação.