Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 05.11.19 - 20h41

Prefeito Geraldo Julio destaca protagonismo dos municípios no combate à crise climática em encontro do CB27

img_alt

Fórum que reúne secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras fez encontro no Recife nesta terça (5). Presidente do ICLEI, o prefeito fez a fala de abertura destacando a importância dos municípios agirem localmente e se articularem globalmente para enfrentar a crise. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Presidente para a América do Sul do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, o prefeito Geraldo Julio fez a abertura do 17º Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27, realizado nesta terça-feira (05) no Recife. O foco do encontro foi Eficiência Energética e o prefeito destacou a importância dos municípios, especialmente as capitais, atuarem para inovar e atingir a redução das emissões dos gases do efeito estufa e citou alguns exemplos de ações do Recife como a expansão da iluminação em LED na cidade com o Ilumina Recife e o projeto de Eficiência Limpa que será implantado no Hospital da Mulher do Recife. O encontro aconteceu no Hotel Transamérica Prestige Beach Class, no Pina. 

O prefeito Geraldo Julio falou sobre a importância do protagonismo dos municípios, frente a alguns retrocessos que acontecem com governos nacionais. Como exemplo lembrou quando em 2018, o governo brasileiro retirou sua candidatura para que o Brasil fosse sede da 25ª Conferência do Clima da ONU (COP-25) e o anuncio esta semana da saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris sobre. “Na hora que o governo nacional caminha numa linha que vai de encontro com o que a ciência tem mostrando e comprovado para o mundo inteiro, é hora dos governos locais assumirem o papel de enfrentamento as mudanças climáticas e de fazer o convencimento e o engajamento para que as pessoas possam reconhecer de fato a importância do tema”, ponderou.

O encontro do CB27 acontece paralelamente à realização da Conferência Brasileira de Mudança do Clima, evento preparatório para a COP 25, que acontece no Recife a partir desta quarta-feira (6). A solenidade, contou com a participação do coordenador Regional do CB27 e Secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain, a coordenadora de Projetos de Descentralização e Desenvolvimento Sustentável da Fundação Konrad Adenauer, Marina Caetano, o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, além dos secretários municipais. 

No encontro o prefeito também falou sobre o desastre ambiental que afetou todo o litoral nordestino nas últimas semanas e que vai pautar também a Conferência. "Uma tragédia ambiental sem precedentes cujas consequências ambientais ainda vão ser conhecidas. Só a partir dos estudos que ainda precisam ser feitos, vão poder nortear quais ações possíveis vão ser capazes de mitigar as consequências ambientais e sociais que o derramamento de óleo provocou", explicou.

O 17º Encontro Nacional dos Secretários de Meio Ambiente teve como objetivo promover a discussão acerca do financiamento de projetos e iniciativas de eficiência energética nas edificações públicas e privadas, de energia sustentável no transporte e de novas tecnologias. Pautou ainda o debate sobre o papel das capitais no processo de transformação da matriz energética brasileira, a partir da disseminação e do compartilhamento de casos de sucesso e de conexões com o setor privado. 

Secretária em exercício de Meio Ambiente do Recife, Raquel Moraes destacou algumas das ações realizadas pela Prefeitura do Recife e apresentadas no encontro. “O Recife é a 16º cidade mais vulnerável  as mudanças climáticas do mundo, segundo dados do IPCC. A Prefeitura vem realizando políticas públicas de enfrentaento como Política de Sustentabilidade e de Enfrentamento das Mudanças Climáticas do Recife sancionada em 2014, inventário de emissão dos Gases do Efeito Estufa (GEE), a requalificação do Jardim Botânico, entre outros”, afirmou.

O coordenador Regional do CB27 e Secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain destacou a importância da reunião para a agenda climática. “Nossa principal meta é o fortalecimento e ação coordenada das Secretarias de Meio Ambiente para o enfrentamento da crise climática. Esta é uma oportunidade importante para os municípios”, pontuou.

Conferência Brasileira de Mudança do Clima – A partir desta quarta-feira (6),  o Recife sediará a Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC).   A programação da CBMC vai transformar o Bairro do Recife no Bairro do Clima com atividades em nove espaços, sendo parte deles prédios públicos cedidos pela Prefeitura do Recife, para debates em torno da temática da conferência. que servirão de palco para mais de 80 painéis, entre sessões de debates, mesas redondas, grupos de trabalho, demonstração de negócios e tecnologias, workshops, demonstração de iniciativas da sociedade civil e comunidades; sessões de diálogos de governos subnacionais; oitivas e assembleias de deliberação. A abertura acontece no Arcádia Paço Alfândega, às 8h30.