Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 06.11.19 - 16h54

Disputas de basquete dos Jogos Escolares do Recife começam no ginásio do Sport

img_alt

Competição dá acesso ao Bolsa Atleta Recife e bateu recorde de inscrições este ano (Foto: Divulgação)

 

Com 1,96 m de altura, o estudante Pedro Pereira da Silva Júnior gosta de muitos esportes, mas o biotipo não deixa margem para dúvidas: a vocação dele é mesmo colocar a bola no cesto. Pedro faz parte do time de basquete da Escola Municipal Florestan Fernandes, que está disputando os Jogos Escolares do Recife, durante esta semana, no Ginásio Marcelino Lopes, situado na sede do Sport Club do Recife, na Ilha do Retiro. Os Jogos Escolares são realizados pela Prefeitura, numa parceria entre as secretarias de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel) e de Educação.

“Estou inscrito também no handebol e no vôlei, mas o basquete é meu favorito. Comecei assistindo jogos da NBA no celular e me interessei muito pelo esporte”, afirma Pedro Pereira. A modalidade basquete dos Jogos está sendo disputada por 46 atletas matriculados em 4 escolas municipais. No total, a competição tem dez modalidades: futsal, vôlei, vôlei de praia, basquete, handebol, atletismo, natação, badminton, luta olímpica e xadrez. O torneio, que dá acesso ao Bolsa Atleta Recife, bateu recorde de inscrições em 2019 e chegou a 2.047 atletas confirmados, 70% a mais do que os 1.200 do ano passado.

Os campeões dos Jogos Escolares ganham direito ao Bolsa Atleta Recife, iniciativa da Prefeitura que vai distribuir remuneração mensal de R$ 300 para os atletas que conquistarem medalha de ouro na competição. Campeão invicto do ano passado pela Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, o aluno José Maycon Douglas Bezerra já recebe o benefício junto com seus colegas de time. “É um estímulo a mais para que a gente se dedique ao esporte. Nossa expectativa é a sermos bicampeões este ano”, diz. A escola disputou também os Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs) em 2019.

A secretária-executiva de Esportes do Recife, Yane Marques, comemora o aumento no interesse dos estudantes. “A ajuda de custo do Bolsa Atleta vai ser um divisor de águas na vida deles. A gente quer que, na dúvida, eles escolham pelo esporte, que por si educa. Não é que o esporte necessariamente vai trazer uma vitória materializada numa medalha, mas falamos aqui de uma vitória na vida”, diz. Dos 86 primeiros beneficiados pelo Bolsa Atleta, 84 conseguiram o benefício a partir do desempenho nos Jogos Escolares.

A competição municipal funciona como etapa classificatória para os Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs), outra via de acesso ao Bolsa Atleta Recife,  que remunera os campeões estaduais com R$ 400 por mês. Por sua vez, os destaques dos JEPs ganham acesso aos Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro.