Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 08.11.19 - 10h55

PCR oferece curso de atualização para inserção de DIU

Serão oferecidas 20 vagas para médicos da Atenção Primária e Policlínicas

 

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife ofertará, no próximo dia 11, para os profissionais médicos, o Curso de Atualização para Inserção do DIU. Serão oferecidas 20 vagas para médicos que atuam na Atenção Primária e nas policlínicas da rede. O treinamento acontecerá das 17h às 21h, no auditório da Upinha Dr. Moacyr André Gomes, localizada em Casa Amarela, e tem como objetivo ampliar o acesso aos métodos anticoncepcionais para as mulheres. As inscrições podem ser feitas até o preenchimento do quantitativo de vagas pelo link: http://www.susrecife.com.br/2019/11/curso-de-atualizacao-para-insercao-do.html?m=1.

As aulas serão ministradas por médicos preceptores da residência de Saúde da Família da PCR. Durante o curso, serão abordados fundamentos teóricos da saúde sexual e reprodutiva das mulheres, com foco nas evidências científicas sobre métodos de inserção de DIU por profissionais de medicina. Em seguida, haverá outro encontro para a aula prática, que acontecerá em parceria com os profissionais que já realizam o procedimento.

O DIU é um método seguro e eficaz de contracepção, associado a poucos efeitos colaterais. Trata-se de um dispositivo que se introduz na cavidade uterina para impedir a gestação. A inserção do DIU é um procedimento simples e que pode ser realizado na Atenção Primária.

Qualquer mulher pode acessar o procedimento de inserção de DIU, nas maternidades, no pós-parto ou depois de um aborto, por exemplo; e também nas unidades da Atenção Primária (unidades de Saúde da Família e Básicas Tradicionais) e policlínicas, através de encaminhamento.