NOTÍCIAS

Saúde | 08.11.19 - 16h11

PCR leva ações de saúde para comunidade do Barbalho neste sábado (9)

img_alt

Atividades fazem parte do Programa Chegando Junto e têm parceria com Porto Social e Secretaria Estadual de Saúde (Foto: Cortesia)

 

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife promove, neste sábado (9), das 8h às 13h, mais um Mutirão de Saúde do Programa Chegando Junto com diversas atividades de promoção à saúde, na Escola Municipal Casarão do Barbalho, no bairro da Iputinga. Entre os serviços ofertados estão mamografia, vacinação, coleta de citologia oncótica e outros. Esta ação será a culminância do projeto PS na Comunidade, realizado pelo Porto Social, em parceria com Secretaria Estadual de Saúde (SES), que levou, ao longo desta semana, orientações sobre diversos assuntos, como cultura de paz, vacinação e arboviroses, para comunidades do Distrito Sanitário 4 do munícipio.

No mutirão deste sábado, quem estiver poderá fazer avaliação dermatológica para hanseníase, testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C, vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia, orientação em Saúde Bucal e distribuição de kits, confecção de cartão do SUS, exame preventivo ginecológico e distribuição de preservativos. Profissionais do Programa Academia da Cidade também estarão no evento para realizar alongamentos e atividades físicas com os participantes. Já os Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) passarão orientações sobre arboviroses e farão a distribuição de hipoclorito.

O Mamógrafo Móvel da Prefeitura do Recife também estará no local e serão distribuídas 40 fichas para realização de mamografia. Para fazer o exame, não é necessário fazer agendamento, mas as mulheres precisam ser moradoras do Recife e devem ter entre 50 e 69 anos (faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde). É necessário levar documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. O resultado do exame é entregue em até 20 dias na unidade de saúde onde o veículo ficou estacionado ou naquela mais próxima ao local da ação.

Serviço:

Mutirão do Programa Chegando Junto com ações de Saúde

Quando: Sábado (9), das 8h às 13

Onde: Escola Municipal Casarão do Barbalho | Estrada do Barbalho, 131, Iputinga