Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 08.11.19 - 16h49

Chegando Junto forma 2ª turma de Cuidador da Pessoa Idosa

img_alt

Nova turma está prevista começar no próximo dia 20 de novembro (Foto: Cortesia)

 

Capacitar para cuidar da Pessoa Idosa - uma das populações que mais cresce no país -, é a proposta do Curso de Cuidador da Pessoa Idosa, disponibilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos o Recife (SDSJPSDDH), dentro do Programa Chegando Junto. Nesta sexta-feira (08), no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, as 23 pessoas qualificadas pela segunda turma receberam certificado de conclusão após 20h aula do curso básico de formação técnica para cuidador. No final do mês de novembro, durante a Jornada de Direitos Humanos, mais uma sala do curso somará mais de 70 cuidadores capacitados.

A secretária Executiva de Direitos Humanos, Elizabete Godinho, chamou a atenção par a empatia da profissão de cuidador de idosos, ressaltando que requer, além da capacitação para um cuidado adequado, habilidade, paciência e amor pelo que faz. A gerente da Pessoa Idosa do Recife, Cacilda Medeiros, salientou que o curso mostra que as políticas públicas da Prefeitura do Recife para esse público não apenas abre a oportunidade de trabalho, mas garante que o trabalho de cuidar seja qualificado. O secretário Executivo de Segurança Urbana, Paulo Moraes, que participou da entrega dos certificados, reforçou que é a qualificação é necessária para atender a demanda que se instala no mercado nessa área.  

Hoje, durante a entrega dos certificados, Lucy Warren, da sala de empreendedorismo do Compaz Eduardo Campos, passou para também dar orientações aos 23 cuidadores da turma sobre a próxima etapa, a exemplo das formas de inserção no mercado, garantindo direitos do trabalhador formal. “É importante cuidar da formalidade do emprego, seja como celetista de carteira assinada ou como cooperado, por exemplo, para que o exercício profissional agora dê segurança para o futuro”, alertou Lucy Warren. Coordenadora da Pessoa Idosa da Secretaria de Saúde do Recife, que também estava presente, Kilvia Martins, ressaltou a necessidade de qualificação do cuidado da pessoa idosa e disse para os alunos que continuassem se capacitando.

O morador de Beberibe, único homem da turma, Edilson Paulino, 35 anos,  está desempregado e viu no curso uma oportunidade para conseguir uma ocupação no mercado de trabalho. “Tenho pessoas amigas que trabalham nessa área, daí resolvi me capacitar e aproveitei a oportunidade de fazer o curso e agora pretendo me aperfeiçoar ainda mais na área. Gostei muito”, falou Edilson Paulino.

A professora e psicólogo, Auxiliadora França, que deu curso como voluntária, contou  que ficou emocionada ao encontrar uma aluna da turma anterior que fez questão de dizer que estava trabalhando como cuidadora. Ela contou que o certificado e o currículo com o programação do que foi ministrado no curso abriu as portas para a vaga que está ocupando.