Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 14.11.19 - 18h44

Pré-Conferências de Cultura começam nesta segunda (18)

Nove encontros irão anteceder a VII Conferência Municipal de Política Cultural do Recife, para discutir o Plano Municipal de Cultura e definir a nova composição do Conselho Municipal de Política Cultural.

A partir da próxima segunda-feira (18), a Prefeitura do Recife convoca  artistas, produtores(as), gestores(as), agitadores(as) culturais e públicos de todas as linguagens e cenas culturais para avaliar os rumos da cultura recifense na última década e prospectar futuros possíveis e férteis para as tradições, experimentações, vocações e provocações culturais da capital pernambucana.

As discussões, promovidas pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, terão dois objetivos principais e urgentes: discutir o Plano Municipal de Cultura, que encerra em 2019 seus dez anos de vigência, e definir a nova composição do Conselho Municipal de Política Cultural, instrumento democrático e participativo que fortalece a relação entre a administração municipal e os setores da sociedade civil ligados à cultura.

A mobilização, que também terá a missão de formular novas diretrizes de macropolítica cultural da cidade para integrar o próximo Plano Municipal de Cultura, cumprirá um extenso calendário, que começa na próxima semana, com as Pré-Conferências, encontros que têm como objetivos a sensibilização, capacitação e formulação de propostas para a VII Conferência Municipal de Política Cultural do Recife, além da indicação e votação de seus delegados.

Confira o calendário de encontros:

18/11 – Todos os Segmentos Culturais: no DGTEC (antigo Colégio Nóbrega), na Rua Oliveira Lima, nº 824, Boa Vista, às 18h

19/11 – RPA 6.1: Na Escola Oswaldo Lima Filho, na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, nº 1040, às 18h

19/11 – RPA 2:  No Compaz Eduardo Campos, na Avenida Aníbal Benévolo, s/n, Alto de Santa Terezinha, às 18h

20/11 – RPA 1: No DGTEC (antigo Colégio Nóbrega), na Rua Oliveira Lima, nº 824, Boa Vista, às 18h

20/11 – RPA 4: No EREM Jornalista Trajano Chacon, na Estrada do Forte do Arraial Novo do Bom Jesus, s/n, Cordeiro, às 18h

20/11 – RPA 3.2 (Região do Córrego do Jenipapo até Bola na Rede): Na Escola Municipal São Cristóvão, na Rua Cassiterita, nº 395, Brejo da Guabiraba, às 18h

21/11 – RPA 3.1: No Sítio Trindade, na Estrada do Arraial, nº 3259, Casa Amarela, às 18h

21/11 – RPA 5: Na EREM Amaury de Medeiros, na Rua São Miguel, nº 720, Afogados, às 18h

23/11 ­– RPA 6.2 (Região do Ipsep até Ibura e Jordão): Na Escola Professor Simões Barbosa, na Avenida Dois Rios, s/n, Ibura, às 14h

A  plenária final da VII Conferência Municipal de Política Cultural do Recife será realizada entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, no Centro de Formação Paulo Freire, no Bairro da Madalena.

Conselho de Cultura - As Pré-Conferências de Cultura também servirão de palanque para a eleição dos novos integrantes do Conselho Municipal de Política Cultural do Recife, para a gestão 2020/2021, que devem representar as várias linguagens culturais e todas as regiões da cidade.

Para se candidatar a conselheiro de cultura, é necessário fazer (ou atualizar) a inscrição no Cadastro Cultural do Recife, pela internet ou presencialmente, até o próximo dia 29 de novembro. A inscrição deve ser feita na Casa 4 do Pátio de São Pedro. Mais informações pelo 3355-3310.

Os candidatos às cadeiras do Conselho devem informar no formulário a intenção de submeter sua candidatura, identificado segmento cultural ou RPA que desejam representar. A comissão do processo eleitoral orientará cada um sobre documentação necessária para confirmação da candidatura.