Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 14.11.19 - 19h22

Teatro, música, educação ambiental e passeios no feriadão

img_alt

Festival Recife do Teatro Nacional é um dos grandes destaques deste fim de semana, no Recife. (Foto: Divulgação)

 

Recife guarda ótimas atrações para quem vai ficar por aqui neste feriadão. Nesta sábado (16), ocorre a abertura 21º Festival Recife do Teatro Nacional, que este ano destaca obras de autores nordestinos. Com apoio da Prefeitura do Recife, o festival No Ar Coquetel Molotov apresenta shows de Lia de Itamaracá, Clarice Falcão, Black Alien, Sevdaliza e Liniker & os Caramelows, entre outros. 

O Cais do Sertão recebe o Encontro de Artes e Cultura do Pajeú, que apresenta atrações ligadas à poesia, música, dança, cinema e ao artesanato, também com apoio da Prefeitura do Recife.

Mamam recebe o Fórum ArteCidade. O Olha! Recife deste fim de semana oferece passeios no sábado (16) e no domingo (17). O Econúcleo Jaqueira e o Jardim Botânico do Recife (JBR), ligados à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), estarão abertos com uma programação especial.


CULTURA

 21º Festival Recife do Teatro Nacional celebra autores nordestinos

Celebrando a resistência da arte nordestina e a arte nordestina de resistir, entra em cartaz, entre os próximos dias 16 e 24 de novembro, a 21ª edição do Festival Recife do Teatro Nacional, realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Ao todo, serão apresentados 12 espetáculos, entre produções nacionais e locais, inéditas e cativas para o público recifense. Os ingressos serão vendidos nas bilheterias dos teatros, por R$ 20 (R$ 10 meio entrada).

Como de costume, o Festival Recife do Teatro Nacional terá o cuidado de celebrar vários gêneros da produção cênica nacional e recifense, do humor ao infantil, com ênfase em textos carregados da estética e da temática fincadas no solo rachado e árido do Nordeste, embora alguns desses textos tenham sido montados e até escritos em outras regiões do país. 

Já na abertura do Festival, a companhia carioca Os Ciclomáticos apresenta “Ariano – O Cavaleiro Sertanejo”, espetáculo aclimatado sob o sol a pino da literatura nordestina de Ariano Suassuna. A apresentação será no Teatro Luiz Mendonça, às 20h dos dias 16 e 17.

Homenageada – A força e o vigor nordestinos traduzidos em programação pela 21ª edição do Festival Recife do Teatro Nacional ganham rosto, voz e talento com a homenagem que será rendida este ano à atriz Lúcia Machado. Com diversos serviços prestados ao teatro recifense, Lúcia Machado foi integrante e uma das fundadoras, junto com Antônio Cadengue, da Companhia Teatro de Seraphim, pela qual defendeu e imortalizou dezenas de personagens.

Também tem atuação marcada na coordenação de cursos de teatro, na gestão pública e na literatura, tendo coordenado e participado de várias publicações, como “A Modernidade do Teatro (Ali e Aqui) – Reflexos Estilhaçados” e “O Teatro de Aristóteles Soares – Volumes 3 e 4 – Dossiê Crítico – Informativo”, entre diversas outras empreitadas cênicas de sucesso, na teoria e na prática.

Confira a programação deste fim de semana:


21º FESTIVAL RECIFE DO TEATRO NACIONAL

ARIANO – O CAVALEIRO SERTANEJO

Companhia Os Ciclomáticos (RJ)

Dias 16 e 17

Teatro Luiz Mendonça, às 20h

O espetáculo, em comemoração aos 22 anos de existência da Companhia Os Ciclomáticos, é uma viagem nas vivências populares tão presentes na obra de Ariano Suassuna, tais como: o cancioneiro, o sertanejo, o repente, o forró, o movimento armorial, o mamulengo, prestando assim uma homenagem à cultura popular nordestina.

OPÁ, UMA MISSÃO

Duas Companhias (PE)

Dia 17, às 18h

Teatro Hermilo Borba Filho

O monólogo interpretado por Lívia Falcão traz à cena a Palhaça Zanoia, uma benzedeira antiga, que recebeu de suas antepassadas a missão de rir de si mesma nas “sete direções”: Leste, Oeste, Norte, Sul, Acima, Abaixo e Dentro. Cumprindo essa missão, Zanoia encontrará a dádiva-diamante escondida em seu corpo.

  

Mamam recebe o Fórum ArteCidade

Pensar as múltiplas relações entre arte, cidade e patrimônio. Esse é o monte principal do Fórum ArteCidade, que ocorre neste sábado (16) e domingo (17), no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam), gerido pela Prefeitura do Recife. O encontro vai reunir pessoas de diferentes áreas e campos de atuação no intuito de motivar o debate, o compartilhamento de ideias, experiências e conhecimentos que se relacionem ao universo da arte existente em espaços públicos e questões de patrimônio artístico e cultural. 

O Fórum ArteCidade é uma iniciativa do projeto Recife Arte Pública que, desde 2013, vem mapeando obras de arte instaladas em ruas, praças, parques e edifícios públicos do Recife. O projeto já mapeou mais de 300 obras de arte entre esculturas, murais e vitrais públicos que podem ser visitadas no site www.recifeartepublica.com.br

A programação do Fórum ArteCidade incluirá o lançamento do site “Recife Arte Pública: Esculturas”, que trará imagens e informações sobre monumentos, estátuas e esculturas mapeadas pelo projeto Recife Arte Pública. Além do site, haverá ainda uma exposição coletiva com fotografias e vídeos de projetos que envolvem a arte pública do Recife irá ocupar a sala expositiva “Aquário” do MAMAM. 

Programação Fórum ArteCidade

Dia 16/11

Diálogos no MAMAM (auditório)

 

09h às 12h

Lúcia Padilha (PE) – Recife Arte Pública

Lilian Amaral (SP) + Bia Santos (Espanha) – Projeto TOCAR

 

14h às 16h

Renata Wilner (UFPE) – Mediações em espaços públicos

Bruna Rafaella Ferrer (UFPE) – Guia Comum do Centro do Recife

Demetrio Albuquerque (PE) – Circuito da Poesia

 

16h às 18h

Josivan Rodrigues (PE) + Nicole Costa (PE) – Trilhas do Grafitti

Natan Nigro (INCITI) + Stilo Santos (Coletivo Pão e Tinta) – Fronteiras da Arte Urbana

Mediação: Niedja Santos (UFRPE)


Dia 17/11

Circuito pela cidade (Centro do Recife)

 

09h às 12h

Lilian Amaral (SP) – Projeto TOCAR

Renata Gamelo (PE) + La Ursa Tours

 

14h às 16h

Vivência de encerramento – MAMAM:

- Registro de depoimentos com participantes

- Lançamento do site “Recife Arte Pública: Esculturas”

- Exposição coletiva “Arte Cidade”: 

  • Projeto Recife Arte Pública (fotografias de Breno Laprovitera, Hassan Santos e Nando Chiapetta);
  • Projeto Trilhas do Grafitti (Josivan Rodrigues); 
  • Projeto Circuito da Poesia (desenhos e maquetes de Demetrio Albuquerque); 
  • Coletivo Pão e Tinta (ações educativas de Stilo Santos + o coletivo).

 

Festival No Ar Coquetel Molotov chega a sua 16ª edição

Lia de Itamaracá, Clarice Falcão, Black Alien, Sevdaliza e Liniker & os Caramelows são alguns dos destaques da programação da 16ª edição do No Ar Coquetel Molotov. Com apoio da Prefeitura do Recife, o festival ocorre neste sábado (16), no Caxangá Golf Country Club, a partir das 15h.

Desde a sua estreia, o No Ar tornou-se mais que uma imensa festa para os apreciadores de música e diversão e virou um espaço onde a diversidade é respeitada e incentivada. Um festival de resistência que preza pelo respeito e fortalece suas ativações com importantes parcerias, sendo o único que tem a Women Friendly - Empresa Amiga da Mulher como parceira. 

Além disso, desde o ano passado, passou a fazer parte da Keychange, uma iniciativa internacional pioneira, que estimula o equilíbrio de gênero na programação dos festivais e encoraja as mulheres a transformarem o futuro da música. Ingressos já estão à venda pela Sympla aqui.

Confira a programação:

PALCO COQUETEL MOLOTOV

*os shows terão tradução de libras

**Liniker e os Caramelows também terá audiodescrição

 

17h: MC Tha (SP)*                                               

18h10: Lia de Itamaracá (PE)*                                                   

19h20: Sevdaliza (Irã / Holanda)*               

20h30: Luiz Lins (PE)*

21h40: Liniker e os Caramelows (SP)**

23h: Black Alien (RJ)*

00h20: Coppola (SP)

00h50: Gui Boratto (SP)

 

PALCO NATURA MUSICAL

os shows terão tradução de libras*           

 

15h30: Uana Mahin (PE)

16h30: Clarice Falcão (PE)*

17h40: Terno Rei (SP)*      

18h50: Rosa Neon (BH)*

20h: Drik Barbosa (SP)*

21h10: Denov (SP)*

22h20: Dani Costa, a queridinha (PE) 

23h30: OQuadro (BA)

00h40: Revérse Djs (PE) Cherolainne b2b JV 

01h50: Gop Tun (SP)

 

PALCO SONIC

15h: Aventura (PE)

16h10: Siba Carvalho (PE)

17h20: Torre (PE)

18h30: Satanique Samba Trio (DF)

19h40: Taco de Golfe (SE)

20h50: Saskia (RS)

22h: Bione (PE)

23h10: Jurandex (PE)

00h20: Raça (SP)

 

SOM NA RURAL

Batestaca (PE) convida MADDAM (PE)

 

MEIO AMBIENTE

Equipamentos ambientais do Recife de portas abertas neste feriadão

O feriadão será repleto de atividades recreativas para quem visitar os equipamentos ambientais da Prefeitura do Recife. O Econúcleo Jaqueira e o Jardim Botânico do Recife (JBR), ligados à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), estarão abertos com uma programação especial nesta sexta-feira (15), feriado nacional, sábado (16) e domingo (17). Os visitantes poderão conferir contações de histórias, oficinas, apresentações e participar do evento Ciência na Praça. As atividades são todas gratuitas e abertas para o público em geral.

Confira a programação completa dos equipamentos ambientais: 

Jardim Botânico do Recife

Sexta (15)

9h – Vivência ambiental “Faço parte deste lugar”

10h – Oficina de mudas “Bombinhas de sementes”

11h – Histórias cantaroladas

12h – Encerramento manhã

13h30 – Caminhada Ecológica “Na trilha da biodiversidade”

14h30 – Oficina de mini hortas “Viveiro de mudas”

15h30 – O Meio que se conta: contação de histórias “As Aventuras de Pé de Pano”

16h – Encerramento tarde

 

Sábado (16)

9h – Caminhos dos sentidos, no jardim de fitoterápicos: cheiros, texturas e sabores

10h – Oficina de xilogravura sustentável (isogravura)

11h – Oficina de mudas “Bombinhas de sementes”

12h – Encerramento manhã

13h30 – Caminhada ecológica “Olhando e ouvindo o pulmão do mundo”

14h30 – Faz de conto: contação de histórias em cordel

15h30 – Cine ambiental: refletindo sobre a poluição

16h – Encerramento tarde

 

Domingo (17)

09h – Caminhada Ecológica “Trilha cega”

10h – Oficina de brinquedos com resíduos sólidos

11h – O meio que se conta: contação de histórias “Vozes de um rio”

12h – Encerramento manhã

14h – Caminhada poética "Caminho diVersos"

15h – Resíduos nos eixos: oficina de bancos com garrafa PET

16h – Encerramento tarde

 

Jardim Botânico do Recife

BR 232, km 7,5 - Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada gratuita

 

Econúcleo Jaqueira

Sexta (15)

9h – Caminhada ecológica “Caminhos diVersos”

9h40 – Tangram ambiental

11h – Pocket show com maricota “Um show de minhoca” 

12h – Encerramento manhã

14h – Sala de ECOinteratividade: jogos digitais

15h – O Meio que se conta: contação de histórias “Pedrinho e o barco”

16h– Oficina de xilogravura sustentável

17h– Encerramento tarde

 

Sábado (16)

9h – Apresentação do espaço sustentável com fantoche da turma Mangue e Tal 

9h30 – Oficina de malabares 

11h – Em cena verde com Astrogilda e Alcebíades

12h – Encerramento manhã

14h – Apresentação do espaço sustentável com fantoche da turma Mangue e Tal 

14h40 – Histórias cantaroladas 

15h – Pocket show com Maricota

16h – O Meio que se conta: contação de histórias “As aventuras de Pé de Pano”

17h – Encerramento TARDE

 

Domingo (17)

9h – Meditação com o grupo Sahaja Yoga

10h – Resíduos nos eixos: oficina de swing poi

11h – O meio que se conta: contação de histórias “Pedrinho e o barco”

12h – Encerramento manhã

14h – O meio que se conta: contação de historias “Borboletando coisa e tal”

15h – Histórias cantaroladas

16h – Pocket show com maricota “Um show de minhoca”

17h – Encerramento tarde

 

Econúcleo Jaqueira

Rua do Futuro, 959 – Jaqueira

De quinta a domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita 

 

TURISMO E LAZER

 

Cultura africana e Centro da capital são temas do Olha! Recife

"Folhas e Solos Sagrados" é o tema deste sábado, um roteiro que reforça a importância histórica e cultural da matriz africana na construção da identidade do povo pernambucano. O passeio será de ônibus, passando pela Praça da República, Pátio do Terço, Jardim do Baobá, entre outros. A saída será às 14h, da Praça do Arsenal, no Recife Antigo. 

No domingo tem passeio a pé com o tema "Arruada pelo Centro". O grupo vai se encontrar às 9h, na Praça do Arsenal, e caminhar pelo centro histórico da cidade, passando pelo Marco Zero, Avenida Marquês de Olinda, Rua da Moeda, Rua do Imperador, Avenida Guararapes, Pátio de São Pedro, Mercado São José, Casa da Cultura, Ponte da Boa Vista e Rua da Aurora.

As inscrições para os passeios estarão abertas a partir desta quinta-feira, pelo site www.olharecife.com.br. Os passeios são gratuitos, mas é solicitado que os participantes levem donativos que serão encaminhadas para instituições de caridade. Nesta semana, a doação é de materiais de higiene pessoal. 

SERVIÇO

Olha! Recife de Ônibus

Tema: Folhas e Solos Sagrados

Dia: 16/11

Hora: 14h

Saída: Praça do Arsenal

 

Olha! Recife a pé

Tema: Arruada pelo Centro

Dia: 17/11

Hora: 9h

Saída: Praça do Arsenal