Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 21.11.19 - 18h12

Projeto Pátio Criativo em fase de validação com a sociedade

img_alt

Prefeitura do Recife realizou escuta popular para avaliar o edital de chamamento público para uso e ocupação do Pátio de São Pedro. (Foto: Rafa Medeiros/ArquivoPCR)

 

Dividida em dois momentos, a reunião para validação do Edital do Chamamento Público para uso e ocupação do Pátio de São Pedro teve a primeira fase realizada na manhã desta quinta-feira (21), na Sacristia da Igreja de São Pedro dos Clérigos. O encontro está dentro do que é previsto no Projeto Pátio Criativo, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio das Secretarias de Turismo, Esportes e Lazer, de Cultura, de Planejamento Urbano/Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural e Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR). Além dos representantes do poder público, marcaram presença artistas, ativadores culturais, empreendedores da gastronomia e demais representantes da sociedade civil.

O encontro serviu para discussão e escuta popular, onde um esboço do edital foi aberto e analisado em conjunto com a sociedade. O documento traçará critérios e diretrizes para ocupação por parte da iniciativa privada de quatro imóveis localizados no Pátio de São Pedro, espaço em que o sagrado e o profano convivem em plena harmonia.

"Os mecanismos de participação popular são fundamentais para obtenção de força e legitimidade nas pautas públicas e cumplicidade cidadã. O momento de hoje foi para ampliação dos olhares acerca das diretrizes que vão reger a ocupação dos imóveis do Pátio de São Pedro", afirmou a gerente geral de Inovação Turística da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Karina Zapata.

Uma das exigências da gestão pública é que os imóveis sejam ocupados de forma colaborativa e criativa, agregando vários empreendedores em um mesmo espaço e ofertando serviços e produtos diversos. Outra demanda determinante é que as propostas valorizem a identidade pernambucana e a cultura afro, e que dialoguem com o Pátio de São Pedro e adjacências do bairro de Santo Antônio.

O Pátio Criativo é compreendido por quatro eixos, são eles: a ativação cultural,desenvolvendo eventos inovadores e surpreendentes que conectem a tradição com a inovação;a ativação econômica,com a ocupação de imóveis por empreendedores da economia criativa;a melhoria urbana,reformando os equipamentos culturais, como o Memorial Chico Science, Memorial Luiz Gonzaga, Casa do Carnaval, Museu da Arte Popular e Núcleo Afro,além dacriação de áreas de convivência e lazer na área externa do Pátio e na Caixa Cênica (Rua Felipe Camarão, ao lado da Igreja); e, por último, a construção de uma governança participativa e inteligente, que discuta e monitore as ações empreendidas no Pátio.

Algumas ações inovadoras já estão sendo executadas, para o fortalecimento do atual calendário cultural do Pátio de São Pedro, como o IV Festival Delícias da Comunidade e a Mostra de Turismo Criativo do Recife, realizados respectivamente em agosto e outubro.

Sobre o Pátio - Belo conjunto arquitetônico, datado do século XVIII, que comunga fé, cultura e história, o Pátio de São Pedro é um equipamento cuja representatividade e importância para o Recife transcendem os ciclos festivos. Muito mais que palco para os festejos mais importantes da cidade, como o Carnaval e o São João, o Pátio é, em si, uma festa para olhos e ouvidos atentos. 

Tombado desde 1938, aquele entorno é protagonizado pela Igreja de São Pedro dos Clérigos, joia do barroco brasileiro erguida a partir de 1728, que está rodeada por outras construções, também históricas, onde funcionam vários equipamentos públicos, mantidos pela Prefeitura do Recife, como os memoriais Chico Science e Luiz Gonzaga, o Núcleo de Cultura Cidadã e o Núcleo da Cultura Afro-Brasileira, além de restaurantes e bares, que temperam, há décadas, o lugar.