Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife

NOTÍCIAS

Desenvolvimento e Empreendedorismo | 28.11.19 - 16h07

Projeto Renda por APP realiza segundo sorteio neste sábado

img_alt

Interessados podem se inscrever até a sexta (29); iniciativa sorteia 100 kits por mês com bicicleta e smartphone para que os beneficiados prestem serviços a aplicativos de entrega. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O segundo sorteio do projeto Renda por APP, ação da Prefeitura do Recife que entrega, a cada mês, 100 kits contendo uma bicicleta e um smartphone com pacote de dados, acontece neste sábado (30), pela Loteria Federal.  A iniciativa faz parte do programa Chegando Junto e tem o objetivo de possibilitar que os beneficiados aumentem sua renda prestando serviços para os diversos aplicativos de entrega a domicílio disponíveis no mercado. As inscrições para novos candidatos podem ser feitas, até a sexta-feira (29), nas agências de emprego situadas nas avenidas Rio Branco e Norte.

O prefeito Geraldo Julio entregou, na sexta-feira passada (22), os 100 primeiros kits sorteados pelo projeto. No total, serão 1.500 beneficiados até o fim do próximo ano. Para participar dos sorteios, que acontecem no último sábado de cada mês, sempre pela Loteria Federal, é preciso ser maior de 18 anos, comprovar residência no Recife e estar cadastrado como baixa renda no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, há pelo menos seis meses 

Os candidatos devem se inscrever nas agências de emprego, situadas na avenida Rio Branco e no número 5600 da avenida Norte, munidos de documento oficial com foto, Número de Inscrição Social (NIS) e comprovante de endereço. A inscrição permite ao candidato participar de todos os sorteios e os ganhadores ficam automaticamente excluídos das próximas rodadas.

Ao completar a inscrição, o candidato recebe um número, que dá direito a participar de todos os sorteios até o final do projeto. Os ganhadores serão os portadores dos 100 números mais próximos do primeiro prêmio. Em caso de empate, valerá o número maior. A população pode tirar dúvidas e obter mais informações sobre o projeto Renda por APP por meio dos telefones 3355-2901 e 3355-8053.

As bicicletas contidas no kit têm aro 26, com 21 marchas, e são equipadas com capacete e demais itens de segurança exigidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Com o equipamento, os sorteados poderão ter mais uma fonte de renda trabalhando para aplicativos de entrega como Rappi, Uber Eats, iFood e diversos outros.

 

DADOS - Pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, com dados de 2018, mostrou que 18 milhões de brasileiros já usam os aplicativos como fonte de renda. Desse total, 4 milhões tem sua renda totalmente vinda dos APPs. Os dados mostram que os aplicativos são uma das principais fontes de renda dos trabalhadores autônomos.

 

CHEGANDO JUNTO - O Chegando Junto é o programa municipal de assistência e geração de renda, implantado pelo prefeito Geraldo Julio, com o objetivo de reduzir a pobreza e a desigualdade social, que vêm crescendo no Brasil. A iniciativa promove diversas ações divididas nas áreas de assistência à população e apoio à geração de renda.

Além do Renda Por APP, já estão em andamento ações como os minicursos profissionalizantes, que já formaram cerca de 740 pessoas em diversas comunidades; os mutirões de saúde; os Espaços de Convivência Pertencer (que proporcionam locais para as mulheres deixarem seus filhos enquanto trabalham); e as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, que ofertam postos de trabalho nas escolas e unidades de saúde municipais; e o projeto Gera Cidadania, que vai oferecer oficinas pedagógicas e artísticas para crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar.

Além disso, o Chegando Junto vai lançar o projeto VEM Meu Emprego; construir também três restaurantes populares e um abrigo noturno; e será dado auxílio e assistência técnica aos moradores para reformar e construir suas casas, entre outras iniciativas.

 

PROJETO RENDA POR APP:

O que é? 

- A Prefeitura do Recife sorteia, por mês, 100 kits contendo uma bicicleta e um smartphone com pacote de dados para que a população possa trabalhar prestando serviços para aplicativos de entrega.

Para participar é preciso: 

- Ser maior de 18 anos, comprovar residência no Recife e estar cadastrado como baixa renda no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, há pelo menos seis meses.

Como se inscrever:

- Comparecer às agências de emprego do Bairro do Recife (avenida Rio Branco) e Casa Amarela (avenida Norte, 5600), munidos de documento oficial com foto, Número de Inscrição Social (NIS) e comprovante de endereço. Ao completar a inscrição, o candidato receberá um número que será sorteado pela extração da Loteria Federal, no último sábado de cada mês. A inscrição dá direito a concorrer em todos os sorteios. Ganhadores são automaticamente excluídos.

Informações para o público: 3355-2901 e 3355-8053