Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 28.11.19 - 16h36

Guarda Municipal do Recife recebe squeezes

Garrafinhas d’água foram entregues na sede do Sindicato da categoria.

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Segurança Urbana (Seseg), promoveu a entrega de squeezes para todo o efetivo da Guarda Municipal do Recife (GMR), que conta com 2.023 agentes. Os acessórios vão auxiliar no bem estar e desempenho de suas funções e a entrega aconteceu na sede do  Sindicato dos Guardas Civis Municipais da cidade (SindGuardas Recife), na manhã de hoje (quinta).

A entrega foi feita pelo Secretário da Seseg, Murilo Cavalcanti, que fez questão de prestigiar a guarda municipal da Brigada Maria da Penha, Dione Lima. “Quero entregar esse primeiro squeeze para Dione, que representa as mulheres e os negros, que têm sofrido todo tipo de agressão nesse País, e essa guarda é uma referência da nossa luta diária de prevenção à violência”, ressaltou Murilo. 

O pedido é um antigo pleito da categoria e o presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais do Recife, Valdomiro Amorim (Mirinho) também enalteceu o novo momento. “A gente com educação e respeito consegue muito mais ganhos para nossa categoria”, falou Mirinho, como é mais conhecido o presidente. “Pode parecer um ato simples, mas é cheio de significado para GCMR. Representa um nova visão do SindGuarda com foco no diálogo para melhorias. E já temos avançado muito com esse posicionamento”, completou o Comandante da GCMR, Marcílio Domingos.

AMPLIAÇÃO – Em 2014 a Prefeitura do Recife realizou o maior concurso da sua história, quando aprovou 1.350 novos Guardas Civis Municipais. Na época, eram pouco mais de mil agentes. Hoje, depois que todos aprovados foram convocados, o efetivo dobrou. Está em 2.023 guardas. A GCMR atua com foco na prevenção e zelo patrimonial. Os grupamentos motorizados existentes são: Rondas de Apoio ao Cidadão (RONDAC), Grupo Tático Operacional (GTO), Grupo de Controle Urbano Tático Itinerante (GCUTI), Brigada Maria da Penha, Ronda Escolar, Ronda da Saúde, Ronda Turística, Ronda da Assistência Social e Brigada Ambiental.