Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 29.11.19 - 02h34

VII Conferência Municipal de Política Cultural do Recife começa nesta sexta (29)

Programação, realizada pela Prefeitura do Recife, segue até domingo (1º), confirmando a participação popular na definição dos rumos da política cultural da cidade.

De amanhã (29) até o próximo domingo (1º), será realizada a VII Conferência Municipal de Política Cultural do Recife, celebrando e confirmando a participação popular na definição dos rumos da política cultural da cidade. A Conferência, promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, e pelo Conselho Municipal de Política Cultural do Recife, será realizada no Centro de Formação Paulo Freire, no Bairro da Madalena. 

Determinado pelo decreto nº 33115, de 22 de novembro de 2019, o evento reunirá gestores, artistas, fazedores da cultura e representantes de cada Região Político Administrativa da cidade eleitos nas nove pré-conferências realizadas em vários bairros, entre os últimos dias 18 e 23 de novembro.

Com o tema Plano Municipal de Cultura em Debate, o encontro terá três principais objetivos: revisar o Plano de Cultura do Recife, criado em 2009 e vigente até 2019; avaliar avanços, mudanças e necessidades da cultura recifense, a partir das proposições do Plano; debater novas propostas de políticas públicas culturais para a próxima década. 

As discussões terão como eixo central a cultura, a diversidade, a cidadania e o desenvolvimento, temas que serão divididos em cinco grupos de trabalho diferentes:

- Produção Simbólica e Diversidade Cultural 

- Cultura e Desenvolvimento Sustentável 

- Patrimônio Cultural

- Formação no Campo da Cultura

- Gestão Pública da Cultura 

Os grupos têm como atribuições refletir, formular e sistematizar proposições de políticas públicas culturais para pautar a construção do novo Plano Municipal de Cultura, que terá vigência de 2021 a 2031. 

Programação - Amanhã, a programação começa às 16h, com credenciamento dos participantes, segue com uma apresentação artística e, às 19h, começam as falas de abertura oficial do evento. Às 20h, haverá votação do regimento da VII Conferência Municipal de Política Cultural do Recife. 

No sábado (30), a programação começa às 9h, com palestras. Das 10h até o intervalo para o almoço e durante toda a tarde, serão realizadas as discussões nos cinco grupos de debates por eixo, que seguem na manhã do domingo (1º). À tarde do derradeiro dia de programação, haverá uma plenária para apresentação dos relatórios dos grupos de trabalho, seguida de deliberação das proposições e aprovação final dos conteúdos.